Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SCHRAMM, Fernando.-
dc.contributor.advisor1IDSCHRAMM, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122316792974996pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Helen Silva.-
dc.description.resumoEm face de transformações socioeconómicas apresentadas nas últimas décadas, mais precisamente pós-Guerra Fria, o papel do designer tem sido debatido. Fenómenos relacionados a Globalização, como a desglobalização e glocalização, tem pressionado ao exercício do designer uma abordagem mais responsável, que atenda aos anseios sociais contemporâneos, sobretudo de respeito a diversidade cultural (BONFIM, 1990). Portanto em meio a estas novas demandas, frente ao processo projetual de novos produtos, este estudo visa qualificar e promover o debate relacionado ao processo de tomada de decisão voltado ao desenvolvimento de objetos que venham a atender estas novas prerrogativas identitárias e simbólicas. Considerando o benefício de como impor e expor localidade a estes em seu processo de desenvolvimento, ou seja, estabelecer parâmetros para a análise do apelo identitário por parte de seu projetista, na escolha de protótipos que mais se adequem aos atributos identitários pré-estabelecidos. Contando com o plausível meio de auxílio, uma vez que o mesmo se traduz em um conjunto de métodos e técnicas perduráveis de subsídio a tomada de decisão com maior respaldado, a área de Apoio Multicritério à Decisão. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e quali-quantitativo (mista), utilizando-se de caso único e decisivo, com múltiplas unidades de análise, como principal meio de validação do modelo multicritério de análise identitária, estabelecido. Os resultados obtidos evidenciaram a operacionalização positiva do modelo multicritério de análise identitária de produtos com atributos locais, viabilizada pela exploração bibliográfica referente a tríade "design x cultura x identidade local" atrelada a abordagem multicritério de apoio a decisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia do Produtopt_BR
dc.subject.cnpqDesenho de Produtopt_BR
dc.titleAvaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério.pt_BR
dc.date.issued2018-07-31-
dc.description.abstractIn the face of socioeconomic transformations presented in the last decades, more precisely post-Cold War, the role of the designer has been debated. Globalizationrelated phenomena, such as de-globalization and glocalization, have pushed the designer's approach to a more responsible approach that meets contemporary social concerns, especially respect for cultural diversity (BONFIM, 1990). Therefore, in the midst of these new demands, in the face of the design process of new products, this study aims to qualify and promote the debate related to the decision-making process focused on the development of objects that will meet these new identity and symbolic prerogatives. Considering the benefit of how to impose and expose locality to them in their development process, that is, to establish parameters for the analysis of the identity appeal by their designer, in the choice of prototypes that best fit the preestablished identity attributes. Counting on the plausible means of aid, since it translates into a set of enduring methods and techniques for grant decision making with greater support, the area of Multicriteria Support to Decision. As for the methodology used, a research was exploratory, descriptive and quali-quantitative (mixed), using a single and decisive case, with multiple units of analysis, as the main means of validation of the multicriteria model of identity analysis, established. The results obtained evidenced the positive operation of the multicriteria model of identity analysis of products with local attributes, made possible by the bibliographic exploration referring to the triad "design x culture x local identity", linked to the multicriteria approach to decision support.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1844-
dc.date.accessioned2018-09-28T17:01:43Z-
dc.date.available2018-09-28-
dc.date.available2018-09-28T17:01:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação identitáriapt_BR
dc.subjectModelo multicritériopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidade localpt_BR
dc.subject(MCDM)pt_BR
dc.subjectProdutospt_BR
dc.subjectProductspt_BR
dc.subjectIdentity assessmentpt_BR
dc.subjectMulticriteria modelpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectLocal Identitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Rafael Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, R. G. da. Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL GOMES DA COSTA – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2018.pdf82.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.