Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18498
Title: “Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB.
Other Titles: “Dealing with clay is like dealing with people”: local history and the management of time by the loiceiras of São São neighborhood José in the city of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Rosilene Alves de.
Keywords: História local;Cultura do barro;Artesanato;Cultura material;Memória;Historiografia;Loiceiras;Produção de louças;Feiras livres;Heranças;Recipientes de memórias;Cajazeiras-Paraíba;Local history;Clay culture;Craftsmanship;Material culture;Memory;Historiography;Dispensers;Crockery production;Free fairs;Inheritance;Memory containers;Cajazeiras-Paraíba;Louças de barro;Panelas de barro - Cajazeiras - PB;Barro - artesanato;Artesanato Paraibano - barro
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB. 2020. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo da crítica à história local oficial através do projeto de extensão “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, a presente pesquisa tem como objetivo a discussão da historiografia local em multiplicidade, tomando como base as narrativas das loiceiras do bairro São José, atravessando a cidade mediante a cultura do barro. Nesse sentido, problematizamos os “mitos de origem” por trás de algumas comunicações simbólicas presentes em Cajazeiras e os interesses que circundam essa alegoria. Em contrapartida, dentro do cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre as táticas que possibilitam outras existências neste lugar. A partir dos diários etnográficos sobre a produção das louças de barro e entrevistas aos passantes da feira livre aos sábados, aliamos a criação e as interações na comercialização das peças para perceber as mudanças e permanências no local e no ofício de loiceira caracterizando esses processos, através de Canclini (2019), como “híbridos”. Ao compreender essas questões e as disparidades de vivências narradas nesse espaço, tratamos sobre o “tempo do barro”, uma temporalidade que corre à contramão da “reprodutibilidade técnica da arte”, conceituada por Benjamin (2019), na qual as concepções artísticas são maquinadas e normatizadas a outro ritmo, o imediato. Para tanto, discutimos as técnicas, heranças e reinvenções dentro da prática desse grupo.
???metadata.dc.description.resumen???: Partiendo de la crítica a la história local oficial a través del proyecto de extención “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, la presente pesquisa tiene como objetivo la discución de la historiografia local en multiplicidad, tomando como base las narrativas de las artesanias del barrio São José, cruzando la ciudad mediante la cultura con el barro. En ese sentido, problematizamos los “mitos de origen” por detrás de algunas omunicaciones simbólicas presentes en Cajazeiras y los intereses que rodean esa alegoria. En contrapartida, adentro del cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre las tácticas que posibilitan otras existencias en ese lugar. A partir de los diarios etnográficos a cerca de la producción de las lozas de barro y entrevistas a los pasantes de la feria libre a los sábados, aliamos la criación y las interaciones en la comercialización de las piezas para percibir los cambios y permanencias en el local y en el ofício de lozera caracterizando eses processos, a través de Canclini (2019), como “híbridos”. Comprendiendo esas cuestiones y las disparidades de vivencias narradas em ese espacio, tratamos a cerca del “tiempo del barro”, una temporalidad que corre en contra de la “reproducibilidad técnica del arte”, conceptuada por Benjamin (2019), en la cual las concepciones artísticas son maquinadas y normatizadas a otro ritmo, el imediato. Para tanto, discutimos las técnicas, herancias y reinvenciones dentro de la práctica de ese grupo.
Keywords: História local
Cultura do barro
Artesanato
Cultura material
Memória
Historiografia
Loiceiras
Produção de louças
Feiras livres
Heranças
Recipientes de memórias
Cajazeiras-Paraíba
Local history
Clay culture
Craftsmanship
Material culture
Memory
Historiography
Dispensers
Crockery production
Free fairs
Inheritance
Memory containers
Cajazeiras-Paraíba
Louças de barro
Panelas de barro - Cajazeiras - PB
Barro - artesanato
Artesanato Paraibano - barro
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18498
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAN JOSSETTE DE SOUSA OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2020.pdfMiriam Jossette de Sousa Oliveira. TCC. Licenciatura em História. 2020.2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.