Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDCEBALLOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0486267299077533pt_BR
dc.contributor.referee1UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumoPartindo da crítica à história local oficial através do projeto de extensão “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, a presente pesquisa tem como objetivo a discussão da historiografia local em multiplicidade, tomando como base as narrativas das loiceiras do bairro São José, atravessando a cidade mediante a cultura do barro. Nesse sentido, problematizamos os “mitos de origem” por trás de algumas comunicações simbólicas presentes em Cajazeiras e os interesses que circundam essa alegoria. Em contrapartida, dentro do cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre as táticas que possibilitam outras existências neste lugar. A partir dos diários etnográficos sobre a produção das louças de barro e entrevistas aos passantes da feira livre aos sábados, aliamos a criação e as interações na comercialização das peças para perceber as mudanças e permanências no local e no ofício de loiceira caracterizando esses processos, através de Canclini (2019), como “híbridos”. Ao compreender essas questões e as disparidades de vivências narradas nesse espaço, tratamos sobre o “tempo do barro”, uma temporalidade que corre à contramão da “reprodutibilidade técnica da arte”, conceituada por Benjamin (2019), na qual as concepções artísticas são maquinadas e normatizadas a outro ritmo, o imediato. Para tanto, discutimos as técnicas, heranças e reinvenções dentro da prática desse grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title“Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB.pt_BR
dc.date.issued2020-12-02
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18498
dc.date.accessioned2021-05-02T01:27:59Z
dc.date.available2021-05-01
dc.date.available2021-05-02T01:27:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectCultura do barropt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectLoiceiraspt_BR
dc.subjectProdução de louçaspt_BR
dc.subjectFeiras livrespt_BR
dc.subjectHerançaspt_BR
dc.subjectRecipientes de memóriaspt_BR
dc.subjectCajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectClay culturept_BR
dc.subjectCraftsmanshippt_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectDispenserspt_BR
dc.subjectCrockery productionpt_BR
dc.subjectFree fairspt_BR
dc.subjectInheritancept_BR
dc.subjectMemory containerspt_BR
dc.subjectCajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectLouças de barro
dc.subjectPanelas de barro - Cajazeiras - PB
dc.subjectBarro - artesanato
dc.subjectArtesanato Paraibano - barro
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Dealing with clay is like dealing with people”: local history and the management of time by the loiceiras of São São neighborhood José in the city of Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB. 2020. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
dc.description.resumenPartiendo de la crítica a la história local oficial a través del proyecto de extención “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, la presente pesquisa tiene como objetivo la discución de la historiografia local en multiplicidad, tomando como base las narrativas de las artesanias del barrio São José, cruzando la ciudad mediante la cultura con el barro. En ese sentido, problematizamos los “mitos de origen” por detrás de algunas omunicaciones simbólicas presentes en Cajazeiras y los intereses que rodean esa alegoria. En contrapartida, adentro del cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre las tácticas que posibilitan otras existencias en ese lugar. A partir de los diarios etnográficos a cerca de la producción de las lozas de barro y entrevistas a los pasantes de la feria libre a los sábados, aliamos la criación y las interaciones en la comercialización de las piezas para percibir los cambios y permanencias en el local y en el ofício de lozera caracterizando eses processos, a través de Canclini (2019), como “híbridos”. Comprendiendo esas cuestiones y las disparidades de vivencias narradas em ese espacio, tratamos a cerca del “tiempo del barro”, una temporalidad que corre en contra de la “reproducibilidad técnica del arte”, conceptuada por Benjamin (2019), en la cual las concepciones artísticas son maquinadas y normatizadas a otro ritmo, el imediato. Para tanto, discutimos las técnicas, herancias y reinvenciones dentro de la práctica de ese grupo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAN JOSSETTE DE SOUSA OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2020.pdfMiriam Jossette de Sousa Oliveira. TCC. Licenciatura em História. 2020.2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.