Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINS, T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817158982822997pt_BR
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDCEBALLOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0486267299077533pt_BR
dc.contributor.referee1MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2JÁCOME NETO, Félix.
dc.description.resumoTendo em vista que a utilização de fontes literárias vem ampliando as diversas percepções do fazer da História – desde o século XX com a ampliação do significado e uso das fontes pelos Annales e a consolidação da relação entre a História e a Literatura –, a presente pesquisa propõe analisar as comédias “Lisístrata” e “Assembleia das mulheres”, do comediógrafo Aristófanes, com o intuito de problematizar os papéis social e político da mulher na sociedade grega, em especial a ateniense, construídos pelas representações dos femininos, mais especificamente, no período de 411 a.C. a 392 a.C. Para tanto, tomando como base Chartier (2002), buscamos estabelecer um olhar para além da obra, analisando em seu conjunto a historicidade, a subjetividade do autor e a relação entre os interlocutores das referidas peças. Diante disso, realizamos a “montagem do cenário”, o espaço urbano da pólis, no qual buscamos refletir a partir de uma perspectiva urbanística, Benevolo (2012), as relações entre a delimitação do público e do privado estabelecidas por meio dos signos que compõem a pólis, com a construção dos “espaços do masculino e do feminino”. A partir da análise dos enredos, percebemos que a segregação desses espaços de atuação na pólis advém da concepção da existência de um “lugar” do masculino e do feminino que são construídos historicamente através da alteridade, como atenta Joan Scott (1989) e Elisabeth Badinter (1993).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleTeatralizando o feminino: representações da mulher na Literatura de aristófanes (411- 392 a.c.).pt_BR
dc.date.issued2020-12-03
dc.description.abstractBearing in mind that the use of literary sources has been expanding the diverse perceptions of the making of History since the 20th century with the expansion of the meaning and use of sources by the Annales and the consolidation of the relationship between History and Literature , the present research proposes to analyze the comedies “Lisístrata” and “Assembleia das mulheres”, by comedian Aristophanes, to problematize the social and political roles of women in Greek society, especially Athenian, constructed by the representations of women, more specifically, in the period of 411 BC to 392 BC. Therefore, based on Chartier (2002), we seek to establish a look beyond the work, analyzing as a whole the historicity, the subjectivity of the author, and the relationship between the interlocutors of the referred pieces. Given this, we carried out the “setting up of the scenario”, the urban space of the polis, in which we seek to reflect, from an urban perspective, Benevolo (2012), the relations between the delimitation of the public and the private established through the signs that compose to the polis, with the construction of “spaces for the male and female”. From the analysis of the plots, we realize that the segregation of these spaces of action in the polis comes from the conception of the existence of a “place” of the masculine and the feminine that is historically constructed through otherness, as attend Joan Scott (1989) and Elisabeth Badinter (1993).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18501
dc.date.accessioned2021-05-03T00:29:38Z
dc.date.available2021-05-02
dc.date.available2021-05-03T00:29:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectAristófanespt_BR
dc.subjectPólispt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectTeatro gregopt_BR
dc.subjectSexualidade femininapt_BR
dc.subjectCasamentopt_BR
dc.subjectSociedade gregapt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectMulher na sociedadept_BR
dc.subjectComedypt_BR
dc.subjectAristophanespt_BR
dc.subjectPolispt_BR
dc.subjectFemale representationpt_BR
dc.subjectAlteritypt_BR
dc.subjectGreek theaterpt_BR
dc.subjectFemale sexualitypt_BR
dc.subjectWeddingpt_BR
dc.subjectGreek societypt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectWomen in societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Tatiana de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheatricalizing the feminine: representations of women in the literature of aristophanes (411 - 392 a.c.).pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Tatiana de Sousa. Teatralizando o feminino: representações da mulher na Literatura de aristófanes (411 - 392 a.c.). 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA DE SOUSA LINS. TCC. LICENCIATURA EM HITSÓRIA. 2020.pdfTatiana de Sousa Lins. TCC. Licenciatura me História. 2020.458.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.