Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18533
Title: A natureza em poemas de patativa do assaré: voos de leituras e pouso na recepção em sala de aula.
Other Titles: Nature in poems of patativa do assaré: flights of readings and landing at the reception in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luciclaúdia Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Lilian de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
Keywords: Nature;Popular Literature;Assaré Patativa;Reception;Natureza;naturaleza;Literatura popular;Patativa do Assaré;Recepção;recepción
Issue Date: 9-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, L. A. da. A natureza em poemas de patativa do assaré: voos de leituras e pouso na recepção em sala de aula. 135 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18533
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma proposta de vivência com a leitura literária no âmbito da sala de aula, através dos poemas “Vaca Estrela e boi Fubá” e “O sabiá e o gavião”, de Patativa do Assaré, tendo como colaboradores alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. O trabalho tem como objetivo: Analisar a recepção de poemas de Patativa do Assaré que tematizam a natureza. Para alcançarmos isso, verificamos se/como a literatura popular é abordada em sala de aula e o horizonte de expectativas apresentado pelos alunos da turma sobredita, de uma escola municipal, da cidade de Aroeiras-PB. Assim, este estudo é dividido em duas fases que se complementam, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Como referenciais teóricos para embasar nossas reflexões, recorremos as ideias de Abreu (1999), que deram suporte com conteúdos que apresentam a literatura popular; Alves (2018) que discute a poesia em sala de aula; Marinho e Pinheiro (2012) que abordam o cordel e o ensino; Jauss (1994) e Zilberman (1989), com a Estética da Recepção; Bordini e Aguiar (1993), com o método recepcional; Ângelo (1999), Carvalho (2001, 2002), Andrade (2003), com os estudos críticos sobre a poesia de Patativa do Assaré; Gonçalves (2006) e Ribon (1991), com a temática da natureza, dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que a partir da nossa intervenção com a leitura dos poemas em sala de aula houve uma interação dos alunos em relação a poesia popular. Verificamos através dos dados obtidos nas observações das aulas, nos questionários respondidos pelos alunos, na entrevista com a professora titular da turma, e nos livros didáticos que pesquisamos. Concluímos que, a poesia popular é um instrumento de mediação do texto poético que contribui na formação de leitores, principalmente porque os poemas escolhidos foram bem recepcionados pelos alunos, na medida em que eles se apropriaram do texto e conseguiram introduzir conhecimentos que fazem parte de suas tradições rurais.
Abstract: This research presents a proposal of living with reading in the classroom, through the poems “Star Cow and cornmeal ox” and “The thrush and the hawk”, by Patativa do Assaré, with students from the 9th grade of Elementary School as collaborators. The work aims to: Watch the reception of poems by Patativa do Assaré that focus on nature. To achieve this, we verified whether / how popular literature is approached in the classroom and the horizon of expectations presented by the students of the above class, from the Municipal School, from the city of Aroeiras-PB. Thus, this study is divided into two phases that complement each other, characterized as bibliographic research and action research. As theoretical references to support our reflections, we use the ideas of Abreu (1999), which supported content that presents popular literature; Alves (2018) who discusses poetry in the classroom; Marinho and Pinheiro (2012) who approach string and teaching; Jauss (1994) and Zilberman (1989), with the Aesthetics of Reception; Bordini and Aguiar (1993), with the reception method; Ângelo (1999), Carvalho (2001, 2002), Andrade (2003), with critical studies on the poetry of Patativa do Assaré; Gonçalves (2006) and Ribon (1991), with the theme of nature, among others. The results of the research revealed that, from our intervention with the reading of the poems in the classroom, there was an interaction of the students in relation to a popular poetry. We verify through the data obtained in the classes, in the questionnaires answered by the students, in the interview with a professor in charge of the class, and in the textbooks we researched. We conclude that a popular poetry is an instrument of mediation of the poetic text that contributes to the formation of readers, mainly because the chosen poems were well received by the students, insofar as they appropriate the text and managed to introduce knowledge that is part of their rural traditions.
Keywords: Nature
Popular Literature
Assaré Patativa
Reception
Natureza
naturaleza
Literatura popular
Patativa do Assaré
Recepção
recepción
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Lingüística, Letras e Artes
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18533
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCICLAÚDIA ALVES DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfLucicláudia Alves da Silva - Dissertação PPGLE CH 20215.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.