Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18538
Title: O eixo análise linguística na bncc: estudo sobre (des)continuidades do documento norteador da educação básica
Other Titles: The linguistic analysis axis in bncc: a study on (dis)continuities of the guide document of basic education
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jéssica Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Wagner Rodrigues.
Keywords: BNCC;Portuguese language;Practice of linguistic analysis;Escuela primaria;Idioma portugués;Elementary school;Ensino fundamental;Língua portuguesa;Applied linguistics;Linguística aplicada;Lingüística aplicado;Prática de análise linguística;Práctica del análisis lingüístico
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, J. R. O eixo análise linguística na bncc: estudo sobre (des)continuidades do documento norteador da educação básica. 112 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18538
???metadata.dc.description.resumo???: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o atual documento parametrizador de ensino da Educação Básica do país. Ao longo do processo de elaboração da BNCC para o Ensino Fundamental (EF), o documento teve quatro versões: a primeira, data de 16 de setembro de 2015; a segunda versão foi disponibilizada em 3 de maio de 2016; a terceira, data de 07 de abril de 2017; e a quarta versão foi homologada em 20 de dezembro de 2017. O objetivo deste estudo é investigar como o eixo Prática de Análise Linguística (PAL) foi (re)construído na BNCC do EF, e, mais especificamente, destacar as linhas de continuidade e descontinuidade que esse eixo apresenta entre a segunda versão (BRASIL, 2016) e a versão homologada (BRASIL, 2017b). Essa pesquisa tem respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada. A metodologia usada é de natureza qualitativa e documental, com enfoque interpretativo no eixo PAL, do componente de Língua Portuguesa. Dentre o aporte teórico, pode-se destacar alguns estudos: Lino de Araújo (2014, 2017); Franchi ([1987] 2006); Geraldi ([1984] 1997); Mendonça (2006) e Silva (2011), visto serem teóricos que versam sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. A análise de dados demonstra que, nos pressupostos do componente Língua Portuguesa do documento, as linhas de continuidade entre as versões da BNCC estudadas situam-se em continuidade textual, demonstrada por mecanismos de reiteração e paráfrase; continuidade epistemológica, identificada na manutenção das ideias e conceitos reiterados ou parafrasticamente apresentados; e por filiação documental, manifestada na citação de documentos curriculares anteriores. Ao comparar as linhas de descontinuidades quanto à prática de análise linguística presente na BNCC – 2ª e 4ª versões, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de concepção de ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo desse ensino.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is the current basic education document for basic education in the country. Throughout the process of preparing the BNCC for Elementary Education (EF), the document had four versions: the first, dated September 16, 2015; the second version was made available on May 3, 2016; the third, dated April 7, 2017; and the fourth version was approved on December 20, 2017. The purpose of this study is to investigate how the Practical Linguistic Analysis (PAL) axis was (re) constructed in the EF BNCC, and, more specifically, to highlight the lines of continuity and discontinuity that this axis presents between the second version (BRASIL, 2016 ) and the approved version (BRASIL, 2017b). This research has theoretical and methodological support in Applied Linguistics. The methodology used is of a qualitative and documentary nature, with an interpretative focus on the PAL axis, of the Portuguese language component. Among the theoretical contributions, some studies can be highlighted: Lino de Araújo (2014, 2017); Franchi ([1987] 2006); Geraldi ([1984] 1997); Mendonça (2006) and Silva (2011), since they are theorists who deal with the Practice of Linguistic Analysis in the school context. The data analysis shows that, in the assumptions of the Portuguese language component of the document, the lines of continuity between the versions of the BNCC studied are situated in textual continuity, demonstrated by mechanisms of reiteration and paraphrase; epistemological continuity, identified in the maintenance of reiterated or paraphrastically presented ideas and concepts; and by documentary affiliation, manifested in the citation of previous curricular documents. When comparing the lines of discontinuities regarding the practice of linguistic analysis present in the BNCC - 2nd and 4th versions, there is a movement to expand the epistemological and structural scope. When analyzing these singularities, it is noticed that each document seems to be a product and part of a conception process of language teaching that, in general, is linked to the contemporary paradigm of that teaching.
Keywords: BNCC
Portuguese language
Practice of linguistic analysis
Escuela primaria
Idioma portugués
Elementary school
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Applied linguistics
Linguística aplicada
Lingüística aplicado
Prática de análise linguística
Práctica del análisis lingüístico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Lingüística, Letras e Artes
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18538
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA RODRIGUES SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfJéssica Rodrigues Silva - Dissertação PPGLE CH 20214.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.