Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINS, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007720995984934pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luiza de Marilac Ramos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Leilane Ramos da.-
dc.description.resumoO presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleProdução textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-06-17-
dc.description.abstractThis scientific work aims to present some reflections on the reading and writing processes with a focus on textual production carried out in the classroom, taking into consideration the work with genres as didactic possibility of developing such skills in students elementary School. A brief explanation of the theoretical concepts that involve text production skills in the classroom. It presents several reflections on the concepts of reading, writing, text, literacy, genres and didactic sequences under the interactionist perspective and the notion of reading as a process of understanding and interactive activity of production of meaning, which takes place on the basis of linguistic elements in the textual surface. Thus, we propose reflections on the textual production work, the aspects of reading and writing, as a guiding principle of the Portuguese language classes. In the end, we try to point out some didactic possibilities of textual production approach in the classroom, from the work with didactic sequence of instructional text 'recipe' so as to give focus to those genres that are part of the context in which students are entered . Such reflections proposals is to assist the teacher's task in relation to the teaching of text production at school, taking as guiding bias work with didactic sequences with instructional texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185-
dc.date.accessioned2017-12-18T20:52:37Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2017-12-18T20:52:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Rogenia Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGENIA MACIEL LINS-DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2014.pdfRogenia Maciel Lins - Dissertação PROFLETRAS. 2014.801.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.