Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
Title: Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
Other Titles: Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics.
???metadata.dc.creator???: ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Leandro Dias da.
Keywords: Engenharia de Software;Publicidade Pervasiva;Anúncios On-Line;Estatística de Consumo - Publicidade;Computação Pervasiva;Anúncio Publicitário;Informações de Contexto - Publicidade On-Line;Publicidade Pervasiva Personalizada;Pervasive Advertising;Online Ads;Custom Pervasive Advertising;Consumer Statistics - Advertising
Issue Date: 15-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.
Abstract: In recent years, the use of smartphones has been popularized and, beside of that, there are the growth of broadband access via smartphone. In this scenario, based on Pervasive Computing, Pervasive Advertising appears. The pervasive advertising make use mobile devices and sensors for obtain user context information to delivery ad. So, in this work is proposed a infra-structure for delivery pervasive ads in way to find the more suitable ad for consumer, using consumption statistics, user profile and context. The feasibility of this infra-structure was established through development of a case study where the prototype was available for teachers, workers and students of UFAL - Federal University of Alagoas - for they receive ads and verify that ads was interesting.
Keywords: Engenharia de Software
Publicidade Pervasiva
Anúncios On-Line
Estatística de Consumo - Publicidade
Computação Pervasiva
Anúncio Publicitário
Informações de Contexto - Publicidade On-Line
Publicidade Pervasiva Personalizada
Pervasive Advertising
Online Ads
Custom Pervasive Advertising
Consumer Statistics - Advertising
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCO ANTONIO CAVALCANTE ROSNER - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012.pdfMarco antonio Cavalcante Rosner - Dissertação PPGCC 2012.6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.