Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROSNER, M. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739498007021071pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, H. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993914550234923pt_BR
dc.contributor.advisor2PERKUSICH, Angelo.-
dc.contributor.advisor2IDPERKUSICH, A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439858291700830pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.-
dc.contributor.referee2SILVA, Leandro Dias da.-
dc.description.resumoNos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleInfraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.pt_BR
dc.date.issued2012-03-15-
dc.description.abstractIn recent years, the use of smartphones has been popularized and, beside of that, there are the growth of broadband access via smartphone. In this scenario, based on Pervasive Computing, Pervasive Advertising appears. The pervasive advertising make use mobile devices and sensors for obtain user context information to delivery ad. So, in this work is proposed a infra-structure for delivery pervasive ads in way to find the more suitable ad for consumer, using consumption statistics, user profile and context. The feasibility of this infra-structure was established through development of a case study where the prototype was available for teachers, workers and students of UFAL - Federal University of Alagoas - for they receive ads and verify that ads was interesting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860-
dc.date.accessioned2018-10-01T14:54:33Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2018-10-01T14:54:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectPublicidade Pervasivapt_BR
dc.subjectAnúncios On-Linept_BR
dc.subjectEstatística de Consumo - Publicidadept_BR
dc.subjectComputação Pervasivapt_BR
dc.subjectAnúncio Publicitáriopt_BR
dc.subjectInformações de Contexto - Publicidade On-Linept_BR
dc.subjectPublicidade Pervasiva Personalizadapt_BR
dc.subjectPervasive Advertisingpt_BR
dc.subjectOnline Adspt_BR
dc.subjectCustom Pervasive Advertisingpt_BR
dc.subjectConsumer Statistics - Advertisingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROSNER, Marco Antonio Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics.pt_BR
dc.identifier.citationROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCO ANTONIO CAVALCANTE ROSNER - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012.pdfMarco antonio Cavalcante Rosner - Dissertação PPGCC 2012.6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.