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Title: Modelagem e simulação de dinâmica veicular.
Other Titles: Modeling and simulation of vehicle dynamics.
???metadata.dc.creator???: MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ACIOLI JUNIOR, George.
Keywords: Dinâmica veicular - modelagem e simulação;Modelagem e simulação - dinâmica veicular;Sistemas ABS;Sistemas de freios;Dinâmica da roda - veículo;Modelagem longitudinal do veículo;Resistência aerodinâmica;Resistência de aclive;Resistência de rolamento;Modelagem de pneu / roda;Sistema de freios - modelagem;Vehicle dynamics - modeling and simulation;Modeling and simulation - vehicle dynamics;ABS systems;Brake systems;Wheel dynamics - vehicle;Longitudinal modeling of the vehicle;Aerodynamic resistance;Slope resistance;Rolling resistance;Tire / wheel modeling;Braking system - modeling
Issue Date: Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas. Modelagem e simulação de dinâmica veicular. 2016. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648
???metadata.dc.description.resumo???: Automóveis com tecnologia embarcada estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pelo conforto e principalmente segurança. Pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos – indica que o número de acidentes fatais com veículos individuais caiu 50% no país, graças à aplicação de sistemas de controle de estabilidade [1]. Para o desenvolvimento de tais sistemas de controle veiculares faz-se necessário o estudo da dinâmica e modelagem do automóvel. Um dos sistemas diretamente relacionados a acidentes no trânsito é o sistema de freio. Com o desenvolvimento do Sistema de freios Anti- Travamento (ABS) esse processo de frenagem tem sido facilitado, permitindo o completo controle do veículo, pelo motorista, durante a frenagem, sendo possível o desvio de obstáculos assim como uma redução no tempo de parada. No trabalho é abordado a modelagem do movimento longitudinal do veículo tendo como foco a do sistema de freio e implementação do sistema ABS. Resultados da dinâmica do modelo estudado é verificado utilizando Matlab.
Abstract: Nowadays vehicles with embedded technology are becoming more popular for comfort and mainly for safety. A research from the Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), USA, verifies that the number of car accidents, related do death, has reduced 50% in the country since implementation of stability control systems [1]. The development of this kind of systems requires a study about the vehicle dynamics and modeling. One of the systems related to car accidents is the braking system. Antilock brake systems (ABS) facilitate braking allowing the driver to keep the control of the vehicle and avoid obstacles during the braking process and also allow a reduction in the stopping distance. This project presents a study about the vehicle longitudinal movement model focusing on braking and the development and implementation of an ABS system. Results are obtained using the software Matlab.
Keywords: Dinâmica veicular - modelagem e simulação
Modelagem e simulação - dinâmica veicular
Sistemas ABS
Sistemas de freios
Dinâmica da roda - veículo
Modelagem longitudinal do veículo
Resistência aerodinâmica
Resistência de aclive
Resistência de rolamento
Modelagem de pneu / roda
Sistema de freios - modelagem
Vehicle dynamics - modeling and simulation
Modeling and simulation - vehicle dynamics
ABS systems
Brake systems
Wheel dynamics - vehicle
Longitudinal modeling of the vehicle
Aerodynamic resistance
Slope resistance
Rolling resistance
Tire / wheel modeling
Braking system - modeling
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

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