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dc.creator.IDMAIA, I. D. C. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5157505463222348pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Péricles Rezende.
dc.contributor.advisor1IDBARROS, P. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722445222056063pt_BR
dc.contributor.referee1ACIOLI JUNIOR, George.
dc.description.resumoAutomóveis com tecnologia embarcada estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pelo conforto e principalmente segurança. Pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos – indica que o número de acidentes fatais com veículos individuais caiu 50% no país, graças à aplicação de sistemas de controle de estabilidade [1]. Para o desenvolvimento de tais sistemas de controle veiculares faz-se necessário o estudo da dinâmica e modelagem do automóvel. Um dos sistemas diretamente relacionados a acidentes no trânsito é o sistema de freio. Com o desenvolvimento do Sistema de freios Anti- Travamento (ABS) esse processo de frenagem tem sido facilitado, permitindo o completo controle do veículo, pelo motorista, durante a frenagem, sendo possível o desvio de obstáculos assim como uma redução no tempo de parada. No trabalho é abordado a modelagem do movimento longitudinal do veículo tendo como foco a do sistema de freio e implementação do sistema ABS. Resultados da dinâmica do modelo estudado é verificado utilizando Matlab.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleModelagem e simulação de dinâmica veicular.pt_BR
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractNowadays vehicles with embedded technology are becoming more popular for comfort and mainly for safety. A research from the Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), USA, verifies that the number of car accidents, related do death, has reduced 50% in the country since implementation of stability control systems [1]. The development of this kind of systems requires a study about the vehicle dynamics and modeling. One of the systems related to car accidents is the braking system. Antilock brake systems (ABS) facilitate braking allowing the driver to keep the control of the vehicle and avoid obstacles during the braking process and also allow a reduction in the stopping distance. This project presents a study about the vehicle longitudinal movement model focusing on braking and the development and implementation of an ABS system. Results are obtained using the software Matlab.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648
dc.date.accessioned2021-05-07T17:30:19Z
dc.date.available2021-05-07
dc.date.available2021-05-07T17:30:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDinâmica veicular - modelagem e simulaçãopt_BR
dc.subjectModelagem e simulação - dinâmica veicularpt_BR
dc.subjectSistemas ABSpt_BR
dc.subjectSistemas de freiospt_BR
dc.subjectDinâmica da roda - veículopt_BR
dc.subjectModelagem longitudinal do veículopt_BR
dc.subjectResistência aerodinâmicapt_BR
dc.subjectResistência de aclivept_BR
dc.subjectResistência de rolamentopt_BR
dc.subjectModelagem de pneu / rodapt_BR
dc.subjectSistema de freios - modelagempt_BR
dc.subjectVehicle dynamics - modeling and simulationpt_BR
dc.subjectModeling and simulation - vehicle dynamicspt_BR
dc.subjectABS systemspt_BR
dc.subjectBrake systemspt_BR
dc.subjectWheel dynamics - vehiclept_BR
dc.subjectLongitudinal modeling of the vehiclept_BR
dc.subjectAerodynamic resistancept_BR
dc.subjectSlope resistancept_BR
dc.subjectRolling resistancept_BR
dc.subjectTire / wheel modelingpt_BR
dc.subjectBraking system - modelingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModeling and simulation of vehicle dynamics.pt_BR
dc.identifier.citationMAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas. Modelagem e simulação de dinâmica veicular. 2016. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648pt_BR
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