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Title: Controle do consumo de energia em uma plataforma de detecção de incrustações.
Other Titles: Control of energy consumption on a scale detection platform.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Marcus Marinho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jaidilson Jó da.
Keywords: Controle do consumo de energia;Detecção de incrustação;Eficiência energética;Aquisição de dados;Modelagem de sistemas;Incrustações;LabVIEW;Software LabVIEW;Sensores;Atuadores;Programação em Ladder;Arduino Mega 2560;Sistemas fluídicos - comportamento hidrodinâmico;Comportamento hidrodinâmico de sistemas fluídicos;Controlador Proporcional-Integral-Derivativo;Interface homem-máquina;Control of energy consumption;Fouling detection;Energy efficiency;Data acquisition;Systems modeling;Inlays;Sensors;Actuators;Ladder programming;Arduino Mega 2560;Fluid systems - hydrodynamic behavior;Hydrodynamic behavior of fluidic systems;Proportional-Integral-Derivative Controller;Man-machine interface
Issue Date: Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Marcus Marinho. Controle do consumo de energia em uma plataforma de detecção de incrustações. 2016. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18676
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos problemas enfrentados pelas indústrias petrolífera, alimentícia, química e farmacêutica é o surgimento das incrustações no interior dos equipamentos, que vão gradativamente reduzindo a eficiência global do processo e degradando a vida útil dos equipamentos. A existência da incrustação pode afetar de maneira significativa o uso da energia fornecida a um sistema de transporte fluídico, que nesse caso provém de uma máquina elétrica. Com foco na eficiência energética, neste trabalho se propõe uma melhoria para sistemas de transportes fluídicos. O objetivo deste trabalho é encontrar o melhor ponto de operação no que diz respeito o uso da energia fornecida a um sistema de transporte fluídico, além de também estabelecer qual a relação existente entre o fornecimento de energia e a presença de incrustação nos ductos. Para tal fim, foi desenvolvida uma interface utilizando o software LabVIEW com a finalidade de agrupar as informações fornecidas por meio dos sensores, monitorar as grandezas físicas associadas ao processo em questão e enviar sinais de comando para que os atuadores possam modificar o estado de operação de tais grandezas. Com a aquisição dos dados foi possível realizar a identificação em malha aberta do sistema dinâmico e após isso aplicar técnicas de sintonia de controladores com a finalidade de escolhermos aquele que apresentasse respostas satisfatórias para o comportamento em malha fechada da plataforma. Também foi possível encontrar uma relação entre o aumento da potência elétrica fornecida ao sistema conforme o aumento do volume de incrustações no interior das tubulações.
Abstract: One of the problems faced on the oil, food, chemistry and pharmaceutical industries is the appearance of fouling into the equipaments, wich gradually reduces the overall efficiency of the process and degrade the lifecycle of the equipments. The existence of fouling can significantly affect the efficient use of energy supplied to the system, which in this case comes from an electric machine. Focusing on energy efficiency, this work proposes an improvement for fluidic transport systems. The objective of this study is to find the best operating point regarding the use of the energy supplied to a fluid transportation system, and also establish the relationship between the power supply and the presence of fouling in the ducts. For this purpose, an interface was developed using LabVIEW software in order to group the information provided by the sensors, monitor the physical quantities associated with the process in question and send commands to the actuators to modify these quantities. With the data’s acquisition it was possible to identify the dynamic open loop system and thereafter applying controller tuning techniques in order to choose one to produce satisfactory responses to the closed loop behavior of the platform. It was also possible to find a relationship between the increase in the power supplied to the system as the increased of fouling inside the pipes.
Keywords: Controle do consumo de energia
Detecção de incrustação
Eficiência energética
Aquisição de dados
Modelagem de sistemas
Incrustações
LabVIEW
Software LabVIEW
Sensores
Atuadores
Programação em Ladder
Arduino Mega 2560
Sistemas fluídicos - comportamento hidrodinâmico
Comportamento hidrodinâmico de sistemas fluídicos
Controlador Proporcional-Integral-Derivativo
Interface homem-máquina
Control of energy consumption
Fouling detection
Energy efficiency
Data acquisition
Systems modeling
Inlays
Sensors
Actuators
Ladder programming
Arduino Mega 2560
Fluid systems - hydrodynamic behavior
Hydrodynamic behavior of fluidic systems
Proportional-Integral-Derivative Controller
Man-machine interface
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18676
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

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