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dc.creator.IDBEZERRA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074144311563450pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jaidilson Jó da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247322786251981pt_BR
dc.description.resumoUm dos problemas enfrentados pelas indústrias petrolífera, alimentícia, química e farmacêutica é o surgimento das incrustações no interior dos equipamentos, que vão gradativamente reduzindo a eficiência global do processo e degradando a vida útil dos equipamentos. A existência da incrustação pode afetar de maneira significativa o uso da energia fornecida a um sistema de transporte fluídico, que nesse caso provém de uma máquina elétrica. Com foco na eficiência energética, neste trabalho se propõe uma melhoria para sistemas de transportes fluídicos. O objetivo deste trabalho é encontrar o melhor ponto de operação no que diz respeito o uso da energia fornecida a um sistema de transporte fluídico, além de também estabelecer qual a relação existente entre o fornecimento de energia e a presença de incrustação nos ductos. Para tal fim, foi desenvolvida uma interface utilizando o software LabVIEW com a finalidade de agrupar as informações fornecidas por meio dos sensores, monitorar as grandezas físicas associadas ao processo em questão e enviar sinais de comando para que os atuadores possam modificar o estado de operação de tais grandezas. Com a aquisição dos dados foi possível realizar a identificação em malha aberta do sistema dinâmico e após isso aplicar técnicas de sintonia de controladores com a finalidade de escolhermos aquele que apresentasse respostas satisfatórias para o comportamento em malha fechada da plataforma. Também foi possível encontrar uma relação entre o aumento da potência elétrica fornecida ao sistema conforme o aumento do volume de incrustações no interior das tubulações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleControle do consumo de energia em uma plataforma de detecção de incrustações.pt_BR
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractOne of the problems faced on the oil, food, chemistry and pharmaceutical industries is the appearance of fouling into the equipaments, wich gradually reduces the overall efficiency of the process and degrade the lifecycle of the equipments. The existence of fouling can significantly affect the efficient use of energy supplied to the system, which in this case comes from an electric machine. Focusing on energy efficiency, this work proposes an improvement for fluidic transport systems. The objective of this study is to find the best operating point regarding the use of the energy supplied to a fluid transportation system, and also establish the relationship between the power supply and the presence of fouling in the ducts. For this purpose, an interface was developed using LabVIEW software in order to group the information provided by the sensors, monitor the physical quantities associated with the process in question and send commands to the actuators to modify these quantities. With the data’s acquisition it was possible to identify the dynamic open loop system and thereafter applying controller tuning techniques in order to choose one to produce satisfactory responses to the closed loop behavior of the platform. It was also possible to find a relationship between the increase in the power supplied to the system as the increased of fouling inside the pipes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18676
dc.date.accessioned2021-05-10T18:08:00Z
dc.date.available2021-05-10
dc.date.available2021-05-10T18:08:00Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectControle do consumo de energiapt_BR
dc.subjectDetecção de incrustaçãopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectAquisição de dadospt_BR
dc.subjectModelagem de sistemaspt_BR
dc.subjectIncrustaçõespt_BR
dc.subjectLabVIEWpt_BR
dc.subjectSoftware LabVIEWpt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectAtuadorespt_BR
dc.subjectProgramação em Ladderpt_BR
dc.subjectArduino Mega 2560pt_BR
dc.subjectSistemas fluídicos - comportamento hidrodinâmicopt_BR
dc.subjectComportamento hidrodinâmico de sistemas fluídicospt_BR
dc.subjectControlador Proporcional-Integral-Derivativopt_BR
dc.subjectInterface homem-máquinapt_BR
dc.subjectControl of energy consumptionpt_BR
dc.subjectFouling detectionpt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectData acquisitionpt_BR
dc.subjectSystems modelingpt_BR
dc.subjectInlayspt_BR
dc.subjectSensorspt_BR
dc.subjectActuatorspt_BR
dc.subjectLadder programmingpt_BR
dc.subjectArduino Mega 2560pt_BR
dc.subjectFluid systems - hydrodynamic behaviorpt_BR
dc.subjectHydrodynamic behavior of fluidic systemspt_BR
dc.subjectProportional-Integral-Derivative Controllerpt_BR
dc.subjectMan-machine interfacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Marcus Marinho.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeControl of energy consumption on a scale detection platform.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Marcus Marinho. Controle do consumo de energia em uma plataforma de detecção de incrustações. 2016. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18676pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

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