Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/187
Title: Leitura, claquete, ação: a função professor na formação do aluno leitor.
Other Titles: Reading, clapperboard action: the teacher role in the formation of the student reader.
???metadata.dc.creator???: CÉZAR, Kátia Soraya Teixeira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Geranilde Costa e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CÂNDIDO, Sônia M.
Keywords: Leitura sócio interativa;Ensino Médio;Teatro;Cinema;Leitura sócio interativa;Estratégias de Leitura;Língua Portuguesa - ensino;Interactive partner reading;High school;Theater;Movie theater;Interactive partner reading;Reading Strategies;Portuguese Language - teaching
Issue Date: 30-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Cézar, Kátia Soraya Teixeira. Leitura, Claquete, Ação: a função professor na formação do aluno leitor. 2015.125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras,Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, de natureza exploratória, descritiva e aplicada, teve como principal objetivo observar e avaliar a competência leitora dos alunos do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana. A partir das concepções de leituras que orientam os professores, buscamos concepções teórico-práticas no ensino da leitura. Para efetivarmos este propósito, trabalhamos com as teorias da Linguística Textual (LT), Teoria da Enunciação e Análise do Discurso (AD) como subsídios para o professor conhecê-las e a partir de então, elaborarmos estratégias de leituras distintas, em especial, dos romances. Nossa meta foi apresentar leitura como prática sócio interacionista, dialógica, histórica, cultural e social e que representa um processo lento e que depreende tempo para finalidade última, que seja uma prática do conhecimento intelectual e autoria. Para tanto nos respaldamos nos trabalhos de ORLANDI (1978,2012), KOCH (2011.2012,2013), KLEIMAN (2011,2012,2013), TFOUNI (2010), CORACINI (2005), INDURSKY (2010), YUNES (2005), MARCUSCHI (2010), entre tantos outros que nos inspiraram no papel do leitor ativo, de natureza interativa por meio da mobilização dos sentidos do texto, do diálogo e de interdiscursos que perpassam o texto e constitui o processo de leitura. As estratégias de leitura iniciaram-se em sala de aula, com atividades e oficinas denominados espetáculos da leitura, seminários, teatro, esquetes e curtas metragens. Desta forma conduzimos nossos alunos à escrita com finalidade de produção de teatro e cinema, no qual os alunos elaboram os roteiros a partir dos romances para atuarem. Avaliando a situação inicial e final das turmas sob orientação dos professores embasados nas teorias, consideramos que as proposições contribuíram para práticas de leituras como uma atividade social e interacional, com vistas a superação de práticas de leituras insuficientes no contexto escolar, visto que houve avanço com um bom percentual de leitores/alunos.
Abstract: This research, exploratory, descriptive and applied, aimed to observe and evaluate the reading competence of students of the Police College High School Military Alfredo Viana. From the conceptions of readings that guide teachers, we seek theoretical and practical concepts in reading instruction. Efetivarmos for this purpose, we work with theories of linguistics Textual (LT), Theory of Enunciation and Discourse Analysis (AD) as subsidies for the teacher to know them and from then on, elaborate strategies of different readings, in particular the novels. Our goal was to present reading as a practice partner interactional, dialogical, historical, cultural and social, and that is a slow process and that appears from time to ultimate goal, which is a practice of intellectual authorship and knowledge. For both we support the work of ORLANDI (1978.2012), KOCH (2011.2012,2013), KLEIMAN (2011,2012,2013), TFOUNI (2010), Coracini (2005), Indursky (2010), YUNES (2005) Marcuschi (2010), among many others that inspired us in the role of active player, interactive nature through the mobilization of the text directions, dialogue and interdiscursos that underlie the text and is the reading process. The reading strategies started in the classroom with activities and workshops called reading shows, seminars, theater, skits and short films. In this way we conduct our students with the written purpose of theater and film production, in which students draw up roadmaps from novels to act. Assessing the initial situation and end of classes under the guidance of teachers grounded in theories, we believe that the proposals contributed to reading practices as a social and interactional activity with a view to overcoming practices of insufficient readings in the school context, since there has been progress with a good percentage of readers / students.
Keywords: Leitura sócio interativa
Ensino Médio
Teatro
Cinema
Leitura sócio interativa
Estratégias de Leitura
Língua Portuguesa - ensino
Interactive partner reading
High school
Theater
Movie theater
Interactive partner reading
Reading Strategies
Portuguese Language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/187
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA SORAYA TEIXEIRA CÉZAR-DISSERTAÇÃO-PROFLETRAS. 2015.pdfKátia Soraya Teixeira Cézar - Dissertação - PROFLETRAS. 2015.3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.