Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3687865555226305pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.description.resumoDurante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleLâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).pt_BR
dc.date.issued2020-05-22-
dc.description.abstractDuring the 19th century, care practices for body care, developed by nurse Florence Nightingale, favored the emergence of a scientific field and a profession: nursing. Thus, from the institutionalization of the profession, the teaching of nursing history became part of the curricular structures of undergraduate courses in several countries. Thus, this research aims to investigate the teaching of Nursing History and the formation of professional identity in the Nursing course at the Regional University of the Northeast - URNe, from 1974 to 1988. The choice for the institution is due to the fact of the URNe be a pioneer in providing the course in the city of Campina Grande-PB. For that, as research sources we use political pedagogical projects; curricular plans; course ordinances, newspapers from Diário da Borborema and interviews with teachers and students of the period. As a theoretical-methodological contribution, we use the concepts of reading, appropriation and representation postulated by Roger Chartier (2002), of the curriculum exposed by Tomaz Tadeu da Silva (2002) and of school culture presented by Juliá (2001), as well as we seek to problematize the construction professional identity dialoguing with Stuart Hall (2006). The analysis of the sources was carried out through the Discourse Analysis method presented by Foucault (2008).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710-
dc.date.accessioned2021-05-12T14:35:09Z-
dc.date.available2021-05-12-
dc.date.available2021-05-12T14:35:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de História da Enfermagempt_BR
dc.subjectIdentidade Profissionalpt_BR
dc.subjectURNept_BR
dc.subjectNursing History Teachingpt_BR
dc.subjectProfessional Identitypt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectHistória da Enfermagem - ensino-
dc.subjectProfissionais de Enfermagem - identidades-
dc.subjectCurso de Enfermagem - Brasil-
dc.subjectRoger Chartier - representações simbólicas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Flávia Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA GOMES SILVA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2020.pdfFlávia Gomes Silva - Dissertação PPGH CH 20201.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.