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dc.creator.IDCABRAL, L. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945993478099407pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J. A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee3SANTOS, Adriano Araújo.-
dc.description.resumoO uso de jogos digitais e aplicações gamificadas para intervenções terapêuticas junto a crianças autistas vem se tornando cada vez mais comum. Entretanto, esses jogos e aplicações ainda enfrentam problemas para atender às necessidades do terapeuta e principalmente da criança. Isso pode ser causado pelo fato de o desenvolvimento da aplicação ser baseado em um conjunto inadequado ou até, incorreto de requisitos. Embora a literatura e vários frameworks sugiram diversas técnicas para o processo de elicitação de requisitos de software, existe um consenso de que uma técnica de elicitação não funciona para todas as situações. Quando se trata de stakeholders que possuem algum tipo de transtorno, a escolha da técnica adequada se torna ainda mais importante para se adaptar às necessidades de usabilidade e acessibilidade deles. As barreiras à comunicação e cognição que as crianças autistas enfrentam tornam complexo o processo de elicitação de requisitos de software. Nesse contexto, esse trabalho objetiva apresentar um conjunto de técnicas de elicitação de requisitos, com base na adaptação de técnicas já existentes, que permita ao engenheiro de software incluir a criança com autismo no processo, podendo trazer outra visão mais realista dos requisitos necessários para direcionar o desenvolvimento da aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.pt_BR
dc.date.issued2021-01-05-
dc.description.abstractThe use of digital games and gamified software applications for therapeutic interventions among autistic children has become increasingly common. However, these games and applications still face problems to meet the needs of the therapist and especially the child. This may be caused by the fact that the application development is based on an inadequate or even incorrect set of requirements. Although the literature and various frameworks suggest several techniques for the elicitation process of software requirements, there is a consensus that an elicitation technique does not work for all situations. When it comes to stakeholders who have some kind of disorder, choosing the right technique becomes even more important in order to adapt to their usability and accessibility needs. The communication and limited cognitive skills that autistic children present complicate the process of eliciting software requirements. In this context, this work aims to present a set of requirements elicitation techniques„ based on the adaptation of existing techniques, that allows the software engineer to include the child with autism in the process, and can bring a more realistic view of the requirements necessary to direct application development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18754-
dc.date.accessioned2021-05-13T14:07:40Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2021-05-13T14:07:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Requisitospt_BR
dc.subjectElicitação de Requisitospt_BR
dc.subjectRequisitos de Softwarept_BR
dc.subjectAplicações para Crianças Autistaspt_BR
dc.subjectRequirements Engineeringpt_BR
dc.subjectRequirements Elicitationpt_BR
dc.subjectSoftware Requirementspt_BR
dc.subjectApplications for Autistic Childrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, Lucas Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of techniques for eliciting gamified software requirements for children with autism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, L. N. Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informáica, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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LUCAS NASCIMENTO CABRAL – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


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