Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507331031020200pt_BR
dc.contributor.advisor1CABRERA, J. G.-
dc.contributor.advisor1IDCABRERA, J. G.pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Heber Carlos.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, João Batista Q. de.-
dc.contributor.referee3BORBA, Geraldo Ramos.-
dc.description.resumoA falta de uma metodologia apropriada para o dimensionamento e ensaios de laboratório para condições locais representa a maior dificuldade para o emprego eficiente de sistemas solo-emulsão asfáltica na construção de pavimentos flexíveis. Esta investigação apresenta os resultados de um estudo de uma metodologia de cura acelerada. 0 processo de cura utilizado, secagem das amostras a 60°C durante 24h, mostrou-se plenamente satisfatório podendo ser utilizado no laboratório. As variáveis investigadas foram teor de umidade de compactação e quantidade de emulsão asfáltica catiônica Estas variáveis foram estabelecidas através da medida das seguintes propriedades: peso unitário, absorção, resistência à compressão simples e resistência ã tensão de tração indireta. trabalho mostra que o teor ótimo de umidade para máxima massa especifica aparente seca foi muito aproximada do teor ótimo de umidade para máxima resistência. E também mostrado que a porcentagem ótima de emulsão asfáltica pode ser determinada usando-se somente o critério da resistência máxima, pois os valores de absorção foram muito pequenos para os casos estudados, sendo inferiores aos máximos comumente utj_lizados por outros investigadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.titleEstudo de três solos estabilizados com uma emulsão asfáltica catiônica.pt_BR
dc.date.issued1980-09-
dc.description.abstractLack of appropriate testing procedures and design methods for local conditions are still the main drawbacks for the efficient utilization of soi1-asphaltic emulsion systems inflexible pavement construction. This investigationpresents the results of an study in which an accelerated testing procedure was deveioped and used. Three soils from the region north east were selected as representative of the local variations and used for the study. The variables investigated were compaction moisture content and quantity of cationic asphaltic emulsion.These variables were assessed by measuring the following selected engineering properties. Unit weight, absorption, unconfined compressive strenght and indirect tensile strength. The study shows that the optimum moisture content for maximum dry unit weight approximates very closely the optimum moisture content for maximum strength, it also shows that the optimum percentage of asphaltic emulsion may be determined using only the criterium of maximum strength since the values of absorption were in very case very small and far below of the maximumvalues commonly used by other investigators.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1879-
dc.date.accessioned2018-10-02T15:37:29Z-
dc.date.available2018-10-02-
dc.date.available2018-10-02T15:37:29Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEstudo de solospt_BR
dc.subjectSolos estabilizados com asfaltopt_BR
dc.subjectEmulsão asfáltica - aplicação em solospt_BR
dc.subjectEmulsão asfáltica catiônicapt_BR
dc.subjectSistemas solo-emulsão asfálticapt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis - construçãopt_BR
dc.subjectProcesso de cura acelerada - emulsãopt_BR
dc.subjectStabilized soils with asphaltpt_BR
dc.subjectAsphalt emulsion - application in soilspt_BR
dc.subjectCationic asphalt emulsionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Ademir Montes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of three soils stabilized with a cationic asphaltic emulsion.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Ademir Montes. Estudo de três solos estabilizados com uma emulsão asfáltica catiônica. 1980. 136f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil) - Programas de Pós-Graduação em Engenharia, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1980. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1879pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADEMIR MONTES FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGECA 1980.pdfAdemir Montes Ferreira - Dissertação PPGECA 1980.19.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.