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Title: Substituição parcial e total do agregado miúdo por resíduo de scheelita na produção de pavers.
Other Titles: Partial and total replacement of fine aggregate with scheelite residue in the production of pavers.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Marcelo Laédson Morato.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Renilton Correia da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Eduardo Morais de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, Héllykan Berliet dos Santos.
Keywords: Pavimento intertravado;Interlocking pavement;Resíduo de scheelita;Scheelite residue;Construção civil;Civil construction;Meio ambiente;Environment;Sustentabilidade;Sustainability
Issue Date: 23-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, M. L. M. Substituição parcial e total do agregado miúdo por resíduo de scheelita na produção de pavers. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A construção civil proporciona inúmeros impactos ambientais, principalmente devido à extração desenfreada de recursos naturais. Assim, encontrar materiais que a princípio não têm uma destinação final adequada, como os resíduos da mineração, para substituir total ou parcialmente os insumos convencionais utilizados na produção do concreto, seria uma solução viável do ponto de vista ambiental, uma vez que resolveria diretamente problemas como a redução da remoção de matéria-prima no meio ambiente e a destinação final adequada dos resíduos gerados pela atividade de mineração. Dentre os minerais extraídos no Brasil, a scheelita se destaca por movimentar grande parte da economia, principalmente no estado do Rio Grande do Norte, e por gerar grande volume mensal de resíduos, resultantes de seu processo de beneficiamento. Deste modo, este trabalho tem o intuito de avaliar a substituição parcial e total do agregado miúdo convencional utilizado para a produção de peças de concreto, a areia, pelo resíduo de scheelita, nas proporções de 10%, 25%, 50% e 100%, analisando sua viabilidade técnica por meio de ensaios descritos na norma de peças de concreto para pavimentação, a ABNT NBR 9781/2013. Para a submissão dos ensaios, todas as peças de concreto passaram por um processo de cura por 28 dias. Pelos resultados encontrados, observou-se que no ensaio de avaliação dimensional, todos os pavers estavam dentro das exigências estabelecidas por norma. Já em relação ao ensaio de absorção de água apenas as composições de 25% e 50% de scheelita não ficaram em conformidade com os limites estipulados por norma. Para o ensaio de resistência característica à compressão, nenhuma composição conseguiu atingir a resistência mínima de 35 Mpa exigido por norma para tráfego leve. Todavia, todas as composições apresentaram resultados semelhantes, com destaque para a composição de 10% de scheelita que apresentou os melhores resultados em todos os ensaios. Portanto, verifica-se que a utilização de scheelita na produção de pavers é uma solução promissora, tendo em vista que sua utilização proporciona economia, reduz a extração de areia no meio ambiente e proporciona a destinação final adequada desse resíduo, promovendo sustentabilidade e uma boa relação entre construção civil e meio ambiente.
Abstract: Civil construction offers numerous environmental impacts, mainly due to the unbridled extraction of natural resources. Thus, finding materials that at first do not have an adequate final destination, such as mining waste, to replace all or part of the inputs used in the production of concrete, would be a viable solution from the environmental point of view, since it would directly solve problems such as reducing the removal of raw materials in the environment and the final destination of waste residues generated by mining activities. Among the minerals extracted in Brazil, scheelita stands out for moving a large part of the economy, mainly in the state of Rio Grande do Norte, and for generating a large monthly volume of waste, added to its beneficiation process. Thus, this work aims to evaluate the partial and total replacement of the conventional fine aggregate used for the production of concrete pieces, sand, by scheelite residue, in the proportions of 10%, 25%, 50% and 100%, analyzing its technical feasibility through tests used in the standard of concrete parts for paving, ABNT NBR 9781/2013. For the submission of tests, all concrete pieces underwent a curing process for 28 days. From the results found, it was observed that in the dimensional evaluation test, all pavers were within the requirements by rule. Regarding the water absorption test, only as compositions of 25% and 50% of scheelite not known in accordance with the limits stipulated by norm. For the characteristic compressive strength test, no composition was able to achieve the minimum strength of 35 Mpa required by the standard for traffic level. However, all similar compositions have similar results, with emphasis on a composition of 10% scheelite that presented the best results in all tests. Therefore, it appears that the use of scheelite in the production of pavers is a promising solution, considering that its use provides savings, reduces the extraction of sand in the environment and offers a final destination of this waste, promoting sustainability and a good relationship between civil construction and the environment.
Keywords: Pavimento intertravado
Interlocking pavement
Resíduo de scheelita
Scheelite residue
Construção civil
Civil construction
Meio ambiente
Environment
Sustentabilidade
Sustainability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18835
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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