Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMPOS, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0344945165833319pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTERO, Luis Reyes Rosales.
dc.contributor.advisor1IDMONTERO, L. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435979545751833pt_BR
dc.contributor.referee1LUCIANO, Benedito Antonio.
dc.contributor.referee1IDLUCIANO, B. A.pt_BR
dc.description.resumoO consumo de energia elétrica e recursos naturais vêm crescendo bastante em nossa sociedade. A preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão energética e ambiental vem ganhando um espaço crescente nas Instituições de Ensino Superior. Isto tem se revelado a partir da abordagem educacional, na preparação de estudantes e fornecimento de informações e conhecimento sobre gestão energética e ambiental e nos exemplos práticos incorporados na operação de seus campi, já que o papel das universidades é contribuir com a geração e difusão do conhecimento, buscando alternativas que ajudem a ampliar os meios de busca da sustentabilidade e a eficiência energética é peça fundamental neste cenário. Diante de tal relevância e da necessidade um desenvolvimento sustentável, o presente trabalho apresenta um estudo do cenário atual da gestão energética e ambiental nas IES do Brasil, expondo os principais conceitos, programas e sistemas de gestão que buscam proporcionar um desenvolvimento mais eficiente e racional dos recursos naturais. E também, faz uma análise dos programas de gestão energética e ambiental nas IES da Paraíba. Por fim, são feitas propostas que possam ser implementadas pela UFCG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleGestão energética e ambiental em instituições de ensino superior na Paraíba: estudo de caso na UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe consumption of electric energy and natural resources has been increasing in our society. The concern with sustainable development and actions of energy and environmental management is gaining a growing space in Higher Education Institutions. This has emerged from the educational approach, in preparing students and providing information and knowledge on energy and environmental management and in the practical examples embodied in the operation of their campuses, since the role of universities is to contribute to the generation and diffusion of the knowledge, seeking alternatives that help broaden the search for sustainability and energy efficiency is a key element in this scenario. Faced with such relevance and the need for sustainable development, this paper presents a study of the current scenario of energy and environmental management in Brazilian HEIs, exposing the main concepts, programs and management systems that seek to provide a more efficient and rational development of natural resources. It also analyzes the energy and environmental management programs by the HEIs of Paraíba. Finally, proposals are made that can be implemented by the UFCG.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18838
dc.date.accessioned2021-05-17T18:36:38Z
dc.date.available2021-05-17
dc.date.available2021-05-17T18:36:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão energética - UFCGpt_BR
dc.subjectGestão ambiental - UFCGpt_BR
dc.subjectGestão energética e ambiental - UFCGpt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superior da Paraíba - Gestão energética e ambientalpt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectSustentabilidade - instituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável e instituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão de energiapt_BR
dc.subjectEducação ambiental - instituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectSelo PROCEL de eficiência energéticapt_BR
dc.subjectIndicadores de eficiência energéticapt_BR
dc.subjectSistema de gestão ambientalpt_BR
dc.subjectUniversidades e eficiência energéticapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Campina Grande - gestão energéticapt_BR
dc.subjectEnergy management - UFCGpt_BR
dc.subjectEnvironmental management - UFCGpt_BR
dc.subjectEnergy and environmental management - UFCGpt_BR
dc.subjectHigher Education Institutions in Paraíba - Energy and Environmental Managementpt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectSustainability - higher education institutionspt_BR
dc.subjectSustainable development and higher education institutionspt_BR
dc.subjectEducation for sustainable developmentpt_BR
dc.subjectPower managementpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - higher education institutionspt_BR
dc.subjectPROCEL energy efficiency sealpt_BR
dc.subjectEnergy efficiency indicatorspt_BR
dc.subjectEnvironmental management systempt_BR
dc.subjectUniversities and energy efficiencypt_BR
dc.subjectFederal University of Campina Grande - energy managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMPOS, Andson Freitas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnergy and environmental management in higher education institutions in Paraíba: a case study at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Andson Freitas. Gestão energética e ambiental em instituições de ensino superior na Paraíba: estudo de caso na UFCG. 2018. 116f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18838pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDSON FREITAS CAMPOS - TCC ENG. ELÉTRICA 2018.pdfAndson Freitas Campos - TCC Eng. Elétrica 2018.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.