Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867441146026393pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, Mércia Rejane Rangelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Edson Hely.-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Elizabeth Christina de.-
dc.contributor.referee3GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes.-
dc.description.resumoNesta pesquisa investigou-se, o modo pelo qual uma Política Pública voltada para educação, a possibilidade da construção do conceito de uma sociedade plural, tendo como princípio o processo de ensino aprendizagem e o desafio posto para implementar o exercício da construção de uma nação pluriétnica. O exercício de investigação se fez inicialmente nos livros didáticos e manuais do professor aprovados Programa Nacional do Livro Didático- PNLD 2007, nas disciplinas de História e Geografia. Ao mesmo tempo, investigou-se como o professor pode responder ao desafio que se apresenta de ensinar e aprender diante da diversidade cultural. Através da pesquisa com os professores descobriu-se que a questão da identidade é pouco refletida e se apresenta de tal maneira que professores têm dificuldades de instaurar discussões relacionadas ao tema no âmbito da escola. Sabe-se que houve um aumento dos investimentos em políticas públicas educacionais e dos vários documentos que foram construídos para o fortalecimento da educação por parte do Governo Federal, através do Ministério da Educação – MEC, nas últimas décadas que deram um impulso e possibilitaram novas dimensões no que tange à educação básica. Nesta pesquisa, o foco foi recuperar como se compreende a temática indígena no âmbito de uma escola não-indígena, em uma área limítrofe. Seu diferencial foi buscar em uma escola de ensino fundamental - séries iniciais de 1º ao 5º ano - situada nas bordas da área indígena Potiguara, no Estado da Paraíba, a maneira pela qual se reflete/constrói a identidade indígena, recorrendo-se para isso aos livros didáticos, e muito pouco aos Potiguara que estão ao lado; utilizando como fonte privilegiada as 25 coleções (de várias editoras) concernentes às disciplinas de História e Geografia aprovadas para o PNLD 2007, dentre as quais as duas coleções dessas disciplinas que foram adotadas na escola. O intuito de compreender como a temática indígena se apresenta nos livros didáticos distribuídos em escolas públicas, no que se refere a textos escritos e imagéticos. A junção da pesquisa nos livros que circulam nas escolas, o planejamento escolar e a “contemplação” nesse planejamento, atividades de alunos e entrevistas com os professores teve como resultado esta dissertação. A mesma traz consigo uma provocação pela busca da compreensão das diferenças étnicas e de certa forma das dificuldades enfrentadas pelos educandos e educadores. Principalmente no que diz respeito aos grupos étnicos indígenas na Região Nordeste, tão presentes e, ao mesmo tempo, distanciados das obras didáticas e do universo escolar, mesmo fazendo parte deste recorte no contexto da História e da Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleO índio como o outro. O desafio de construir uma identidade positiva a partir dos livros didáticos.pt_BR
dc.date.issued2009-11-
dc.description.abstractThis research investigates in which aspect public policy education presents the concept possibility to constitute a pluralistic society, based on the teaching and learning process principle and the challenge that implements the constitution of a multiethnic nation. Prior investigation in textbooks and teacher's manuals approved for National the Textbook Program [PNLD-2007] in the disciplines of History and Geography. Furthermore, it analyses how teacher may respond to the teaching and learning challenge facing cultural diversity. Teachers analyses demonstrates the identity lack of reflection, therefore, teachers face difficulties to raise discussions on this theme within school. It is said that there is an investment increase in educational public policies, and several documents developed with education empowerment by the Federal Government through the Education Ministry [MEC], which lately it provides new dimensions concerning basic education. This research focuses on the indigenous issues recovering in a non-Indian school of a border area. Its distinguishing feature has the purpose to examine elementary school grades from 1st to 5th periods, located on indigenous edges in Potiguara-PB, constructing indigenous identity essentially on textbooks giving no emphasis on Potiguara. Thus, twenty-five collections from various publishers as the main source concerning History and Geography approved in 2007 PNLD [National Textbook Program], among these collections from the two disciplines adopted by the school. It purposes to reflect how indigenous issues are presented in the textbooks distributed in public schools, regarding both written and image texts. Research within books that circulate in schools, school planning and planning activities contemplation, student tasks and teachers interviews results in this dissertation. This study also provokes the search in order to accept ethnic differences, well as students and educators difficulties. Especially Northeast indigenous ethnic groups, on the other side, quite distant from teaching works and school environment, even participating in the history and geography context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1888-
dc.date.accessioned2018-10-03T12:01:32Z-
dc.date.available2018-10-03-
dc.date.available2018-10-03T12:01:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConstrução do Outropt_BR
dc.subjectLivro Didático/Educaçãopt_BR
dc.subjectTemática Indígenapt_BR
dc.subjectOther’s Developmentpt_BR
dc.subjectTextbook/Educationpt_BR
dc.subjectIndigenous Thematicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACÊDO, Celênia de Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationMACÊDO, C. de S. O índio como o outro. O desafio de construir uma identidade positiva a partir dos livros didáticos. 2009. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1888pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CELÊNIA DE SOUTO MACÊDO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2009.pdfCelênia de Souto Macêdo - Dissertação PPGCS CH 20093.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.