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dc.creator.IDDIAS, L. F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319091439389514pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos.
dc.contributor.advisor1IDSANTOS JÚNIOR, G. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0204301941083935pt_BR
dc.description.resumoO setor aeroespacial demanda custos elevados não só na fabricação de equipamentos e veículos mas também com a manutenção destes. Com situações que podem chegar a 50 horas de manutenção para cada hora de voo, há uma necessidade de otimizar esse processo. No caso deste trabalho, o alvo de estudo é a rótula de um helicóptero, peça que permite o deslocamento axial das pás do veículo. Uma proposta atual estudada é o conceito de “rótula inteligente”, na qual um chip seria integrado à peça para analisar seu estado de uso a partir de parâmetros diversos. A temperatura é um parâmetro promissor para a análise do estado de vida útil da rótula, contudo falta definir a tecnologia de sensor que melhor se adapta a esta aplicação. Neste trabalho, são analisados termistores, termo resistências, termopares e diodos para medição de temperatura tomando como base critérios reais para um helicóptero. O diodo é selecionado por alcançar dimensões da ordem de 1mm e possuir uma sensibilidade na faixa de -2mV/°C. Ele também é um elemento de baixo custo e seus resultados demonstram funcionamento satisfatório até mesmo quando alimentado à 100μA. O trabalho é concluído validando seu potencial para este tipo de aplicação específica, mas também ressaltando o interesse em usos diversos, como em sistemas eletrônicos e aplicações estudantis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleSensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe aerospace industry demands high costs not only in the manufacture of equipment and vehicles but also with their maintenance of these. With situations that can reach up to 50 hours of maintenance for every hour of flight, there is a special need to optimize this process. In the case of this work, the target of study is the joint ball of a helicopter, the piece that allows for the axial displacement of the blades of the vehicle. Currently, the concept of "smart joint ball", in which a chip is integrated into the piece in order to analyze its state based on several parameters. The temperature is a promising parameter for the analysis of the life-cycle state of the joint ball, however it is still not clear on which sensor technology better adapts to this application. In this work, thermistors, resistance thermometers, thermocouples and diodes for temperature measurement are analyzed based on real criteria for a helicopter. The diode is selected because it reaches dimensions of the order of 1mm and has a sensitivity in the range of - 2mV/°C. It is also a low-cost element and its results demonstrate satisfactory operation even when fed at 100μA. The work is completed validating its potential for this type of specific application, but also emphasizing the interest in diverse uses, as in electronic systems and student applications.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898
dc.date.accessioned2021-05-19T18:35:16Z
dc.date.available2021-05-19
dc.date.available2021-05-19T18:35:16Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSensor de temperaturapt_BR
dc.subjectRótula de helicópteropt_BR
dc.subjectTermoresistênciapt_BR
dc.subjectSetor Aeroespacialpt_BR
dc.subjectHelicóptero - manutençãopt_BR
dc.subjectDiodopt_BR
dc.subjectInstrumentaçãopt_BR
dc.subjectTemperature sensorpt_BR
dc.subjectHelicopter ball bearingpt_BR
dc.subjectThermoresistancept_BR
dc.subjectAerospacept_BR
dc.subjectHelicopter - maintenancept_BR
dc.subjectDiodept_BR
dc.subjectInstrumentationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Luís Felipe Fonseca.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHelicopter hinge temperature sensor to determine its useful life.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Luís Felipe Fonseca. Sensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898pt_BR
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