Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18943
Title: Ambiente virtual para auxílio do aprendizado de instalações elétricas prediais.
Other Titles: Virtual environment to aid the learning of building electrical installations.
???metadata.dc.creator???: GUIMARÃES, Rodrigo Torres.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAUJO, Jalberth Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Célio Anésio da.
Keywords: Ambiente virtual de aprendizagem;Instalações elétricas prediais;Laboratórios virtuais de aprendizagem;Serious games;Gamification;Jogos didáticos;Virtual learning environment;Building electrical installations;Virtual learning labs;Serious games;Gamification;Educational games
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUIMARÃES, Rodrigo Torres. Ambiente virtual para auxílio do aprendizado de instalações elétricas prediais. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18943
???metadata.dc.description.resumo???: Devido à importância das instalações elétricas, a disciplina é abordada em cursos técnicos e graduações em bacharel na área da eletricidade. Geralmente, os conhecimentos em Instalações Elétricas são expostos em aulas teóricas e práticas. Porém, atividades práticas em laboratórios demandam tempo e espaço físico, que muitas vezes impossibilitam sua utilização pelos alunos, seja pela grande demanda de usuários ou por horários disponíveis para utilização do mesmo. Para resolver este problema, os laboratórios virtuais desempenham um papel importante como ferramenta no processo de ensino de aprendizagem, criando e conduzindo experimentos simulados. Neste trabalho foi desenvolvido um ambiente virtual para auxiliar o aprendizado de instalações elétricas. O ambiente permite o estudante treinar os seus conhecimentos sobre instalações elétricas, assim como melhorar a prática de ensino e aprendizagem do professor e do estudante. Além disso, o ambiente virtual permite que o estudante tenha a flexibilidade de realizar tarefas práticas fora do espaço acadêmico.
Abstract: Due to the importance of electrical installations, the discipline is approached in technical courses and graduations in bachelor in the area of electricity. Generally, the knowledge in Electrical Installations is exposed in theoretical and practical classes. However, practical activities in laboratories require time and physical space, which often make it impossible for students to use it, either due to the great demand of users or the timetables available to use it. To solve this problem, virtual labs play an important role as a tool in the learning teaching process, creating and conducting simulated experiments. In this work, a virtual environment was developed to assist the learning of electrical installations. The environment allows the student to train their knowledge about electrical installations, as well as improving the teaching and learning practice of the teacher and the student. In addition, the virtual environment allows the student to have the flexibility to perform practical tasks outside of academic space.
Keywords: Ambiente virtual de aprendizagem
Instalações elétricas prediais
Laboratórios virtuais de aprendizagem
Serious games
Gamification
Jogos didáticos
Virtual learning environment
Building electrical installations
Virtual learning labs
Serious games
Gamification
Educational games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18943
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO TORRES GUIMARÃES - TCC ENG. ELÉTRICA 2018.pdfRodrigo Torres Guimarães - TCC Eng. Elétrica 2018.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.