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Title: Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica.
Other Titles: Study of the synchronous motor drive system with permanent magnet with direct start to the power grid.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Thales de Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Ronimack Trajano de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GERMANO, André Dantas.
Keywords: Sistema de acionamento de motor síncrono;Motor síncrono a ímã permanente;Controle de máquinas elétricas;Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM;Máquinas de indução;Modelo matemático do motor síncrono;Modelo matemático do motor de indução;Synchronous motor drive system;Permanent magnet synchronous motor;Control of electrical machines;Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor - LSPMSM;Induction machines;Mathematical model of synchronous motor;Mathematical model of induction motor
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES, Thales de Aguiar. Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957
???metadata.dc.description.resumo???: O motor síncrono a ímãs permanentes com partida direta a rede elétrica (Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM) é uma máquina síncrona que apresenta uma gaiola-de-esquilo no rotor onde estão alocados os ímãs permanentes. Esse motor combina características do motor de indução trifásico quando funcionando abaixo da velocidade síncrona e ainda características do motor síncrono a ímã permanente convencional quando atinge a velocidade síncrona. Por se tratar de um motor síncrono a ímã permanente, o motor a ímã LS-PMSM apresenta a característica de elevada relação potência/volume e eficiência, apresentando-se como alternativa para aplicações industriais que utilizem o motor de indução trifásico, resultando em economia de energia da rede de alimentação. Neste cenário, é importante o estudo de estratégias de controle de velocidade do motor síncrono a ímã permanente LS-PMSM. Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo de um sistema de acionamento do motor a ímã permanente LS-PMSM. Resultados de simulação do sistema de acionamento do motor LS-PMSM são apresentados para operação de partida a rede elétrica.
Abstract: Rotor position estimation for Permanent-Magnet Synchronous Motors (PMSM) is important investigation area due to the increasing application of synchronous machines in industrial environment, hybrid vehicles, electric vehicles and wind-energy generation. Highperformance applications of AC machines demand the knowledge or estimation of parameters such as magnetic flux, speed and rotor position. For this scenario, it is important the study of strategies for rotor position/speed estimation aiming the self-sensing control of the motor. This Project presents the study of speed control system for a PMSM motor. A preliminary study of rotor position estimation techniques based on high-frequency injection is addressed suitable for low-speed applications. Simulation results for speed control operation and mechanical load variation are presented.
Keywords: Sistema de acionamento de motor síncrono
Motor síncrono a ímã permanente
Controle de máquinas elétricas
Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM
Máquinas de indução
Modelo matemático do motor síncrono
Modelo matemático do motor de indução
Synchronous motor drive system
Permanent magnet synchronous motor
Control of electrical machines
Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor - LSPMSM
Induction machines
Mathematical model of synchronous motor
Mathematical model of induction motor
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957
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