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dc.creator.IDTAVARES, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9390316143498356pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Ronimack Trajano de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855145610768901pt_BR
dc.contributor.referee1GERMANO, André Dantas.
dc.contributor.referee1IDGERMANO, A. D.pt_BR
dc.description.resumoO motor síncrono a ímãs permanentes com partida direta a rede elétrica (Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM) é uma máquina síncrona que apresenta uma gaiola-de-esquilo no rotor onde estão alocados os ímãs permanentes. Esse motor combina características do motor de indução trifásico quando funcionando abaixo da velocidade síncrona e ainda características do motor síncrono a ímã permanente convencional quando atinge a velocidade síncrona. Por se tratar de um motor síncrono a ímã permanente, o motor a ímã LS-PMSM apresenta a característica de elevada relação potência/volume e eficiência, apresentando-se como alternativa para aplicações industriais que utilizem o motor de indução trifásico, resultando em economia de energia da rede de alimentação. Neste cenário, é importante o estudo de estratégias de controle de velocidade do motor síncrono a ímã permanente LS-PMSM. Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo de um sistema de acionamento do motor a ímã permanente LS-PMSM. Resultados de simulação do sistema de acionamento do motor LS-PMSM são apresentados para operação de partida a rede elétrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleEstudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractRotor position estimation for Permanent-Magnet Synchronous Motors (PMSM) is important investigation area due to the increasing application of synchronous machines in industrial environment, hybrid vehicles, electric vehicles and wind-energy generation. Highperformance applications of AC machines demand the knowledge or estimation of parameters such as magnetic flux, speed and rotor position. For this scenario, it is important the study of strategies for rotor position/speed estimation aiming the self-sensing control of the motor. This Project presents the study of speed control system for a PMSM motor. A preliminary study of rotor position estimation techniques based on high-frequency injection is addressed suitable for low-speed applications. Simulation results for speed control operation and mechanical load variation are presented.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957
dc.date.accessioned2021-05-20T21:42:44Z
dc.date.available2021-05-20
dc.date.available2021-05-20T21:42:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSistema de acionamento de motor síncronopt_BR
dc.subjectMotor síncrono a ímã permanentept_BR
dc.subjectControle de máquinas elétricaspt_BR
dc.subjectLine-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSMpt_BR
dc.subjectMáquinas de induçãopt_BR
dc.subjectModelo matemático do motor síncronopt_BR
dc.subjectModelo matemático do motor de induçãopt_BR
dc.subjectSynchronous motor drive systempt_BR
dc.subjectPermanent magnet synchronous motorpt_BR
dc.subjectControl of electrical machinespt_BR
dc.subjectLine-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor - LSPMSMpt_BR
dc.subjectInduction machinespt_BR
dc.subjectMathematical model of synchronous motorpt_BR
dc.subjectMathematical model of induction motorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Thales de Aguiar.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the synchronous motor drive system with permanent magnet with direct start to the power grid.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Thales de Aguiar. Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

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