Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALEXANDRE, A. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7249307094827923pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoA pesquisa é voltada para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, partindo do seguinte problema: Como é realizado o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental uma escola pública no município de São José de Piranhas PB? Compreender o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E os objetivos específicos: Refletir acerca da importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino na escola selecionada para a pesquisa; Analisar quais as Tecnologias da Informação e da Comunicação mais utilizados pelos professores sujeitos da pesquisa; Investigar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação podem potencializar possibilidades de aprendizagem aos estudantes da escola selecionada para a pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal de São José de Piranhas PB. O referencial teórico foi fundamentado nos seguintes autores: Cox (2008), Gomes (2014), Gómez (2015), Kenski (2007), Libânio (2008), Moita (2007), Moran (2000), Oliveira (1997), Restivo e Chouzal (2014 e Tajra (2012). A pesquisa seguiu os princípios de uma abordagem metodológica qualitativa e explicativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado no Google Forms e enviado via WhatsApp para os sujeitos, que neste caso são os professores. A pesquisa foi bastante produtiva, tendo em vista que possibilitou-­me conhecer um pouco sobre o uso pedagógico das tecnologias na escola escolhida, bem como o planejamento e os desafios enfrentados pelos professores mediante o cenário pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação: no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de São José de Piranhas PB.pt_BR
dc.date.issued2020-11-27-
dc.description.abstractThe research is focused on the use of Information and Communications Technology, starting from the question problem: Comprehending the pedagogical use of Information and Communications Technology in the teaching and learning process on the Early Years of Elementary Education, how is the pedagogical use of Information and Communications Technology carried out, in the Early Years of Elementary Education in a public school in the city of São José de Piranhas­PB? The specific objectives are: Thinking on the importance of Information and Communications Technology in the teaching process in the school selected for the research; Analyze which Information and Communication Technologies are most used by the teachers who are subject to the research; Investigate how the Information and Communication Technology can enhance learning possibilities for students at the school selected for the research. The field research was carried out in a public public school in São José de Piranhas PB. The theoretical framework was based on the following authors: Cox (2008), Gomes (2014), Gómez (2015), Kenski (2007), Libânio (2008), Moita (2007), Moran (2000), Oliveira (1997), Restivo and Chouzal (2014 and Tajra (2012). The research followed the principles of a qualitative and explanatory methodological approach, the data collection instrument used was a questionnaire prepared trhough Google Forms and sent via WhatsApp to the subjects, which in this case are the teachers. The research was very productive, given that it enabled me to know a little about the pedagogical use of technologies in the chosen school as well as the planning and the challenges faced by teachers through the pandemic scenario.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18983-
dc.date.accessioned2021-05-24T12:06:56Z-
dc.date.available2021-05-24-
dc.date.available2021-05-24T12:06:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectPedagogical toolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEXANDRE, Aline Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical use of information and communication technologies: in the teaching and learning process in the early years of elementary school in a public school in the city of São José de Piranhas PB.pt_BR
dc.identifier.citationALEXANDRE, Aline Batista. Uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação: no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de São José de Piranhas PB. 2020. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE BATISTA ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfAline Batista Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2020.334.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.