Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. F. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7736161180631006pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é sobre a relação família- escola no contexto das periferias da cidade de Cajazeiras/PB, na percepção dos professores que lecionam nas escolas que se encontram nos bairros periféricos da referida cidade. Desta forma, o problema de pesquisa foi: Qual a percepção dos professores sobre a relação existente entre família e escola no contexto das periferias da cidade de Cajazeiras/PB.? Na busca de responder a este questionamento, o objetivo geral deste trabalho foi Compreender qual a relação existente entre família e escola no contexto das periferias da cidade de Cajazeiras/PB. E como objetivos específicos: Identificar a influência do contexto social para a comunidade escolar; Analisar o diálogo da família com a escola nas periferias, e Refletir qual a percepção docente acerca do papel da família na educação escolar dos filhos. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi de abordagem qualitativa, onde se buscou coletar os dados com base nos discursos dos sujeitos que, nesta pesquisa, são professores que lecionam em escolas localizadas nas periferias norte, sul, leste e oeste da cidade de Cajazeiras/PB. Os dados foram obtidos por meio de questionários no formato Google Forms, enviados por e­mail aos professores participantes da pesquisa. Com base nas respostas dos participantes, percebemos que o contexto social pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem do alunado de periferia, e que a família possui um papel de grande importância nesse processo, quando estabelece uma relação de parceria com a escola, contribuindo com a educação. Vale ressaltar que algumas dificuldades do processo resultam da falta de condições adequadas ao exercício da docência nas escolas de periferia, e que a formação continuada dos docentes ainda se configura como um desafio nos dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA percepção dos docentes sobre a relação família- escola no contexto escolar das periferias de Cajazeiras / PB.pt_BR
dc.date.issued2020-11-27-
dc.description.abstractThe theme of this work is the relationship between families and schools located in peripheral neighborhoods in the city of Cajazeiras, state of Paraíba (PB), in the perception of teachers who work in those schools. Thus, the research problem was: What is the perception of teachers about the relationship between family and school in the context of the peripheries of the city of Cajazeiras / PB.? In order to answer that question, the general objective of this research was to understand the relationship between family and school in the context of peripheries in Cajazeiras / PB. And as for the specific objectives, they were: to identify the influence of social context in the school community; analyze the dialogue between families and the school in peripheral neighborhoods, and to reflect about the teachers’s perception about the family role in the school education of their children. The methodology chosen for the development of this work was a qualitative approach. We collected data from the discourses of this research subjects, teachers who teach in schools located in the northern, southern, eastern and western peripheries of Cajazeiras / PB. The data were obtained through Google forms, that were sent by email to the participating teachers. So, based on the participants’s answers, we realized thatthesocial context can influence the teaching and learning process of students from periphery, and that the family has a very important role in this process, when establishing a cooperative relationship with school, contributing with children education. It is worth mentioning that some difficulties faced in process are resulted from the lack of adequate conditions for teaching in peripheral schools, and that the continuing education of teachers is still a challenge to be overcome today.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18986-
dc.date.accessioned2021-05-24T12:40:08Z-
dc.date.available2021-05-24-
dc.date.available2021-05-24T12:40:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectCajazeiras-PBpt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectPeripherypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Phellip Fernandez Nunes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teachers' perception of the family-school relationship in the school context of the peripheries of Cajazeiras / PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Phellip Fernandes Nunes da. A percepção dos docentes sobre a relação família- escola no contexto escolar das periferias de Cajazeiras-PB. 2020. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PHELLIP FERNANDEZ NUNES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfPhellip Fernandez Nunes da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2020.949.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.