Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18988
Title: As tecnologias como ferramenta para uso pedagógico em tempos de Covid-­19.
Other Titles: Technologies as a tool for pedagogical use in Covid-19 times.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ana Paula de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROLIM, Nozângela Maria Dantas.
Keywords: Tecnologia educacionais;Formação;Ferramentas pedagógicas;Prática pedagógica;Educational technology;Formation;Pedagogical tools;Pedagogical practice
Issue Date: 3-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Ana Paula de. As tecnologias como ferramenta para uso pedagógico em tempos de Covid-19. 2020. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo abordou o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica e as possíveis influências na aprendizagem da criança, buscando compreender a maneira como os educadores utilizam esses recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, elencamos como objetivos, analisar como os professores exploram os meios tecnológicos em suas práticas pedagógicas, destacando suas influências na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; identificar como as tecnologias estão sendo utilizadas no âmbito escolar; mapear a percepção dos professores acerca do uso dos equipamentos e recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; e conhecer as influências da utilização das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento das crianças. A investigação da temática teve como base teórica o pensamento de alguns autores que fazem uma abordagem sobre o contexto histórico de evolução das tecnologias, desde os tempos antigos até a atualidade, seu uso na ação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos alunos. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola da rede estadual da cidade de Cajazeiras PB, da qual foram selecionadas como amostra, quatro (4) educadoras que atuam nos anos iniciais de escolarização. como procedimentos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista constituída por perguntas estruturadas em que buscamos informações precisas para a compreensão da temática estudada. Os resultados demonstraram que os educadores precisam de uma formação especializada para saber lidar com as tecnologias, visto que ainda não se apropriaram efetivamente dos conhecimentos necessários para trabalhar com as novas tecnologias, apresentando dificuldades relacionadas tanto ao manuseio dos equipamentos, quanto ao uso pedagógico das ferramentas tecnológicas em sua ação educativa. Notamos também que o ensino tem sofrido alterações em seu processo, pois o uso das tecnologias se tornaram a principal ferramenta na educação, na modalidade de ensino remoto. Por fim, consideramos que o aprendizado das crianças nos anos iniciais reflete o desenvolvimento de suas habilidades individuais, de modo que o uso de tecnologias no ensino fundamental pode ser uma nova forma de estimulá-­las a buscar novos conhecimentos.
Abstract: The study addressed the use of technologies as a pedagogical tool and the possible influences on children's learning, seeking to understand the way educators use these technological resources in the teaching and learning process. Therefore, we list as objectives, to analyze how teachers explore technological means in their pedagogical practices, highlighting their influences on the learning of children in the early years of elementary school; identify how technologies are being used in the school environment; map the teachers' perception about the use of equipment and technological resources in the pedagogical practices developed in the classroom; and to know the influences of the use of technological tools in the development of children. The investigation of the theme was based on the theoretical thinking of some authors who approach the historical context of the evolution of technologies, from ancient times to the present, their use in the pedagogical action of teachers and in students' learning. The empirical research was carried out at a state school in the city of Cajazeiras­PB, from which four (4) educators working in the initial years of schooling were selected as a sample. As methodological procedures, the study was developed through a qualitative approach, of an exploratory nature, having as an instrument of data collection, an interview constituted by structured questions in which we search for precise information to understand the studied theme. The results showed that educators need specialized training to know how to deal with technologies, since they have not yet appropriated the necessary knowledge to work with new technologies, presenting difficulties related to both the handling of equipment and the pedagogical use of tools. technologies in their educational action. We also note that teaching has undergone changes in its process, as the use of technologies has become the main tool in education, in the mode of remote teaching. Finally, we realized that children's learning in the early years reflects the development of their individual skills, so that the use of technologies in elementary school can be a new way of encouraging them to seek new knowledge.
Keywords: Tecnologia educacionais
Formação
Ferramentas pedagógicas
Prática pedagógica
Educational technology
Formation
Pedagogical tools
Pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18988
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfAna Paula de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2020.330.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.