Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19000
Title: Experimentos didáticos para identificação e controle PID utilizando ferramenta de geração automática de código.
Other Titles: Didactic experiments for PID identification and control using automatic code generation tool.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Camila de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ACIOLI JUNIOR, George.
Keywords: Identificação e controle PID;Experimentos didáticos;Geração automática de código;Identificação de sistemas;Sintonia de controladores;Projeto baseado em modelo;PID identification and control;Didactic experiments;Automatic code generation;Systems identification;Tuning of controllers;Model-based design
Issue Date: Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Camila de Oliveira. Experimentos didáticos para identificação e controle PID utilizando ferramenta de geração automática de código. 2019. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19000
???metadata.dc.description.resumo???: Controladores PID são largamente utilizados no controle de processos industriais. Desde sua crescente usabilidade na revolução industrial e o avanço tecnológico, suas aplicações são cada vez mais intensas. No entanto, muitos controladores utilizados na industria são mal sintonizados, por esse motivo, os sistemas de controle, por mais simples que pareçam, ainda são alvo de muito estudo. Diversos métodos de sintonia foram criados, porém nunca se chegou a um consenso de qual é o melhor, pois cada método pode ter o melhor desempenho em processos diferentes. Nesse contexto, no presente trabalho são realizados experimentos didáticos de identificação e sintonia de controladores PID, analisando 3 métodos de sintonia: Ziegler-Nichols (ZN), SIMC e CHR, aplicados ao controle de temperatura usando o módulo didático apresentado em Lima et. al. A metodologia usada explora os principais conceitos de controle, apresentando as atividades realizadas com o módulo citado e discutindo os resultados obtidos e os índices de desempenho para cada controlador.
Keywords: Identificação e controle PID
Experimentos didáticos
Geração automática de código
Identificação de sistemas
Sintonia de controladores
Projeto baseado em modelo
PID identification and control
Didactic experiments
Automatic code generation
Systems identification
Tuning of controllers
Model-based design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19000
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA DE OLIVEIRA ABRANTES - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfCamila de Oliveira Abrantes - TCC Eng. Elétrica 2019.1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.