Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19001
Title: A força argumentativa das conjunções coordenativas em tiras da  Mafalda: uma proposta de análise linguística voltada para a produção  textual no ensino de língua materna.
Other Titles: The argumentative force of coordinating conjunctions in Mafalda strips: a linguistic analysis proposal focused on textual production in mother tongue teaching.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Natalia Militão Custodio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BESSA, Clécida Maria Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
Keywords: Língua materna- ensino.;Gramática.;Conjunções coordenativas.;Gênero textual-tira;Argumentação.;Mother tongue teaching.;Grammar.;Coordinating conjunctions.;Textual genre-strip;Argumentation.
Issue Date: 28-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Natalia Militão Custodio. A força argumentativa das conjunções coordenativas em tiras da  Mafalda: uma proposta de análise linguística voltada para a produção  textual no ensino de língua materna. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A diversidade de gêneros textuais oferece uma oportunidade valiosa para a percepção da argumentatividade que é orientada nos discursos a partir de determinadas escolhas linguísticas realizadas pelos interlocutores. Dentre esses, o gênero tira, que é integrante do hipergênero. História em quadrinhos, ao se utilizar da linguagem verbal, essa é permeada de argumentação, pois o seu objetivo comunicativo pretende ser alcançado em um texto relativamente sucinto. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo maior analisar de que forma a força argumentativa é construída pelo uso das conjunções coordenativas em tiras da Mafalda, a fim de elaborar uma intervenção didática com esta temática. O referencial teórico que fundamenta as discussões sobre a argumentação é a Teoria da Argumentação na Língua de Ducrot e colaboradores (1987, 1988), Barbosa (2015) e Koch (2006). Acerca das concepções de língua e linguagem, tem como principais referências Saussure (2006), Bakhtin (2006) e Koch (2006). As definições de gramática foram apontadas com base em Franchi (2006), Travaglia (2009) e Possenti (1996). A discussão a respeito dos gêneros textuais fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2008), Bakhtin (1997, 2006) e Antunes (2009). E no que se refere ao gênero textual tira, buscamos sustentação teórica nos postulados de Ramos (2017). Trata-se de um estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativista, pois adota princípios analíticos acerca de elementos linguísticos, tendo como foco a estrutura linguística verbal e sua organização textual que imprimem a subjetividade expressa através dos sentidos pretendidos, mais especificamente, da orientação argumentativa. Esta pesquisa tem como resultado um guia pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa o qual abordou a composição do gênero tira, os sentidos orientados pelas conjunções coordenativas, em específico, a força argumentativa que essa categoria gramatical confere aos enunciados e, ainda, a série de tiras da personagem Mafalda. O desenvolvimento desta pesquisa torna- se relevante, uma vez que pode contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, as quais devem propor um estudo de análise linguística que contribua para a ampliação de saberes cada vez mais significativos para os alunos.
Abstract: The  diversity  of  textual  genres  offers  a  valuable  opportunity  for  the  perception  of  argumentativeness that is guided in the speeches based on certain linguistic choices made by  the  interlocutors.  Among  these,  the  genre  comic  strip,  which  is  part  of  the  hypergender  Comic­book story, when using verbal language, it is permeated with argumentation, since its  communicative objective intends to be achieved in a relatively succinct text. In this bias, this  research has as main objective to analyze how the argumentative force is built by the use of  coordinating  conjunctions  in  Mafalda's  comic  strips,  in  order  to  elaborate  a  didactic  intervention  with  this  theme.  The  theoretical  framework  that  underlies  discussions  about  argumentation is the Theory of Argumentation in the Language of Ducrot et al. (1987, 1988),  Barbosa (2015) and Koch (2006). About the conceptions of language and languages, its main  references are Saussure (2006), Bakhtin (2006) and Koch (2006). Grammar definitions were  pointed out based on Franchi (2006), Travaglia (2009) and Possenti (1996). The discussion  about textual genres is based on the studies of Marcuschi (2008), Bakhtin (1997, 2006) and  Antunes (2009). And with regard to the textual genre comic strip, we seek theoretical support  in  the  postulates  of  Ramos  (2017).  This  is  an  investigative  study,  of  a  descriptive  and  interpretative character, as it adopts analytical principles about linguistic elements, focusing  on  the  verbal  linguistic  structure  and  its  textual  organization  that  imprint  the  subjectivity  expressed through the intended meanings, more specifically, of the argumentative orientation .  The  result  of  this  research  is  a  pedagogical  guide  for  Portuguese  language  teachers  which  addressed  the  composition  of  the  comic  strip  genre,  the  senses  guided  by  coordinating  conjunctions, in particular, the argumentative force that this grammatical category gives to the  statements and, also, the series of comic strips of the character Mafalda. The development of  this research becomes relevant, since it can contribute to the improvement of the teaching­ learning process in Portuguese language classes, which should propose a study of linguistic  analysis that contributes to the expansion of knowledge that is increasingly significant for the  students. 
Keywords: Língua materna- ensino.
Gramática.
Conjunções coordenativas.
Gênero textual-tira
Argumentação.
Mother tongue teaching.
Grammar.
Coordinating conjunctions.
Textual genre-strip
Argumentation.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19001
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATALIA MILITÃO CUSTODIO MEDEIROS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2020.pdfNatalia Militão Custodio Medeiros. Dissertação PROFLETRAS. 2020.4.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.