Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVALE, L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1485560010601023pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado situa-se no campo do ensino de literatura e volta-se para a análise da presença da literatura de autoria feminina em sala de aula. De caráter metodológico qualitativo e participante, objetivou-se investigar, através das rodas de leitura em uma turma do 9º ano, a representatividade feminina na poesia de autoras cearenses no ambiente escolar e como essas obras oportunizam a discussão sobre o contexto sociocultural, especialmente os padrões de gênero. Tal abordagem parte do estudo das obras poéticas das escritoras Ieda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho à luz de Connell e Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) e Miskolci (2012). A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura, mais especificamente a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e percepção das expressões de gênero em diferentes contextos de produção e recepção. Assim, a partir do estudo comparativo dos padrões de gênero nas obras dessas autoras, podemos elencar semelhanças e diferenças marcadas pelo contexto sociocultural no qual elas estão inseridas. O resultado do estudo demonstra a importância da utilização da literatura de autoria feminina contemporânea nas reflexões sociodiscursivas nas escolas para a percepção das expressões de gênero pelos(as) alunos(as), a partir de metodologias reflexivas e dialógicas, especialmente as rodas de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura.pt_BR
dc.date.issued2020-04-20-
dc.description.abstractThis master’s dissertation is situated in the literature teaching area and it focuses on the analysis of the presence of female authored literature in classroom. In a qualitative and participatory methodological character, it had as objective to investigate, using reading circles in a 9th grade class, the female representativeness in the poetry of cearenses authors in school environment and how these works provide the opportunity to discuss about the socio-cultural context, specially the gender patterns. This approach starts from the study of poetic works of the writers Leda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho pursuant Connell and Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) and Miskolci (2012). The discussion done here is based in the assumption that the literature, more specifically the poems reading, contributes reflexively to the broaden of worldview of each reader, becomes, therefore, a tool for (re) construction of meaning and perception of gender expressions in different contexts of production and reception. In this way, from the comparative study of gender patterns in these authors’ works, we can point similarities and differences marked by socio-cultural context where they are immersed. The result of the study indicates the importance of using of contemporary female authored literature in sociodiscursive reflections in the schools for the perception of gender expressions by students, from the reflective and dialogical methodologies, specially the reading circles.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003-
dc.date.accessioned2021-05-24T18:09:51Z-
dc.date.available2021-05-24-
dc.date.available2021-05-24T18:09:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectAutoras cearensespt_BR
dc.subjectRodas de leiturapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectLiterature authored by womenpt_BR
dc.subjectRepresentativenesspt_BR
dc.subjectAuthors from Cearápt_BR
dc.subjectReading wheelspt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVALE, Leidiana Rodrigues do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature and representativeness at school: authorship of Ceará poetry female on reading wheels.pt_BR
dc.identifier.citationVALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDIANA RODRIGUES DO VALE. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2020.pdfLeidiana Rodrigues do Vale. Dissertação PROFLETRAS. 2020.4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.