Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19008
Title: Oralidade, ensino e cidadania: a contação de histórias como prática  interativa em sala de aula.
Other Titles: Orality, teaching and citizenship: storytelling as an interactive practice in the classroom.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Martha Neiva Evangelista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINHEIRO, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Língua portuguesa - ensino;Oralidade;Gêneros orais;Contação de histórias;Línguística aplicada;Portuguese language - teaching;Orality;Oral genres;Storytelling;Applied Linguistics
Issue Date: 27-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Martha Neiva Evangelista. Oralidade, ensino e cidadania: a contação de histórias como prática  interativa em sala de aula. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A  oralidade,  como  uma  das  modalidades  da  Língua  Portuguesa,  ao  longo  dos  anos,  tem sofrido  inúmeras  formas  de  preconceitos,  em  muitos  casos,  tornando-­se  bem  menos prestigiada,  em  detrimento  da modalidade  escrita, que  é  considerada  altamente prestigiada. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e descrever a contribuição da oralidade como meio que  possibilita  a  comunicação  e  a  interação  discente,  favorecendo  a  formação  do  aluno enquanto cidadão letrado, crítico e capaz de defender suas opiniões, em turmas do 6º e 9º anos  do  Ensino  Fundamental,  de  uma  escola  pública  municipal  de  Acopiara­-CE.  Desse  modo, quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza descritiva, indutiva, qualitativa e documental. Tem como sujeitos dois professores da rede pública e toma como foco de análise o material de apoio didático usado em sala de aula por tais sujeitos e por entrevistas  semi estruturadas que tratam da formação acadêmica dos referidos professores, como também, do trabalho com  os  gêneros  orais  em  sala  de  aula.  O  arcabouço  teórico  está  amparado  pela  Linguística Aplicada, a partir de teorias que embasam  e subsidiam de forma significativa o estudo em questão,  como  as  proposições  de  Bakhtin  (2003),  Marcuschi  (2008,  2010),  Elias  (2014), Bortoni­Ricardo  &  Machado  (2013),  Koch  (2013),  Schneuwly  &  Dolz  (2004),  Antunes (2009), Benveniste (2006), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e  a  Base  Nacional  Comum  Curricular  (BRASIL,  2017).  Após  a  análise  dos  dados, constatamos a pouca exploração de gêneros orais em materiais de apoio didático, bem como a falta de conceitos mais sólidos e sistemáticos em torno da oralidade e dos gêneros que ela encerra, pelos professores de Língua Portuguesa em suas práticas na sala de aula. A fim de contribuir  para  mudar  esse  quadro,  apresentamos  ao  final  desse  trabalho  uma  proposta   intervenção a partir de um Projeto de Contação de Histórias a ser aplicada aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 
Abstract: Orality,  as  one  of  the  modalities  of  the  Portuguese  language,  over  the  years,  has  suffered  numerous  forms  of  prejudice,  in  many  cases,  becoming  much  less  prestigious,  to  the  detriment of the written modality, which is considered highly prestigious. This research aims  to investigate and describe the contribution of orality as a means that enables communication  and student interaction, favoring the formation of the student as a literate, critical and capable  of defending their opinions, in classes of the 6th and 9th years of Elementary School , from a  municipal public school in  Acopiara­CE. Thus,  regarding the methodology, the research is  descriptive,  inductive,  qualitative  and  documentary.  It  has  as  subjects  two  public  school  teachers and focuses on analysis the didactic support material used in the classroom by such  subjects and through semi­structured interviews that deal with the academic education of the  said teachers, as well as the work with oral genres in classroom. The theoretical framework is  supported by Applied Linguistics, based on theories that substantially support and support the  study in question, such as the propositions of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008, 2010), Elias  (2014),  Bortoni­Ricardo  &  Machado  (2013),  Koch  (2013),  Schneuwly  &  Dolz  (2004),  Antunes (2009), Benveniste (2006), as well as the National Curriculum Parameters (BRAZIL,  1997) and the Common Curricular National Base (BRAZIL, 2017). After analyzing the data,  we found little exploitation of oral genres in didactic support materials, as well as the lack of  more solid and systematic concepts around orality and the genres it encloses, for Portuguese  language teachers in their classroom practices. of class. In order to contribute to changing this  situation, we present at the end of this work an intervention proposal based on a Storytelling  Project to be applied to Portuguese Language teachers in Elementary School II. 
Keywords: Língua portuguesa - ensino
Oralidade
Gêneros orais
Contação de histórias
Línguística aplicada
Portuguese language - teaching
Orality
Oral genres
Storytelling
Applied Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19008
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTHA NEIVA EVANGELISTA DUARTE. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2020.pdfMartha Neiva Evangelista Duarte, Dissertação PROFLETRAS. 2020.5.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.