Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009
Title: O teorema de pitágoras através do uso de material concreto.
Other Titles: The Pythagorean theorem through the use of concrete material.
El teorema de Pitágoras mediante el uso de material de hormigón.
???metadata.dc.creator???: CASADO, Jocassia Emanuelle Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Maria Gisélia.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BRITO, Márcia Cristina Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NEVES, Jose Urâmo das.
Keywords: Geometria;Teorema de Pitagora;Triangulos;Teorema de Tales;Leis dos cossenos;Geometry;Pitagora's theorem;Triangles;Tales Theorem;Cosine laws;Teorema de cuentos;Leyes del coseno
Issue Date: 5-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASADO, Jocassia Emanuelle Silva. O teorema de pitagoras atraves do uso de meterial concreto. 2010. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa focar o processo de ensino aprendizagem da matemática contribuindo na construção do conhecimento do aluno sobre o Teorema de Pitágoras de forma que tenha condições de resolver situações problema, tornando-o capaz de construir os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento matemático, mais especificamente, a geometria do triângulo retângulo; analisando cada etapa da demon— stração do Teorema, tendo como ferramenta de ensino um Kit, elaborado para aju- dar o aluno a compreender tanto a demonstração do teorema de Pitágoras quanto às relações métricas no triângulo retângulo. Baseando—se em princípios históricos e nas discussões teóricas analisando desde a origem até a formalização do objeto matemático em questão. Dessa forma, serão descrito e elaborado uma proposta pedagógica para demonstração do teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo, partindo de uma experiência tida com a turma do lo ano A da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto.
Abstract: The present work aims to focus on the teaching process learning mathematics contributing to the construction of student knowledge about the Pythagorean Theorem so that it is able to solve problem situations, making it capable of build the fundamental concepts for access to mathematical knowledge, more specifically, the geometry of the right triangle; analyzing each step of the demon— Theorem, using a Kit as a teaching tool, designed to help give the student to understand both the proof of the Pythagorean theorem and the metric relationships in the right triangle. Based on historical principles and theoretical discussions analyzing from the origin to the formalization of the mathematical object in question. In this way, a pedagogical proposal will be described and elaborated for demonstration of the Pythagorean theorem and the metric relations in the right triangle, starting from an experience with the class A of the year A of the State School of Elementary and High School José Luiz Neto.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo tiene como objetivo centrarse en el proceso de enseñanza del aprendizaje de las matemáticas. Contribuir a la construcción del conocimiento de los estudiantes sobre el Teorema de Pitágoras. para que sea capaz de resolver situaciones problemáticas, haciéndolo capaz de construir los conceptos fundamentales para el acceso al conocimiento matemático, más específicamente, la geometría del triángulo rectángulo; analizando cada paso del demonio Teorema, usando un kit como herramienta de enseñanza, diseñado para ayudar dar al estudiante a comprender tanto la demostración del teorema de Pitágoras como la relaciones métricas en el triángulo rectángulo. Basado en principios históricos y discusiones teóricas analizando desde el origen hasta la formalización del objeto matemático en cuestión. De esta forma, se describirá y elaborará una propuesta pedagógica para demostración del teorema de Pitágoras y las relaciones métricas en el triángulo rectángulo, a partir de una experiencia con la clase A del año A de la Escuela Estatal de Bachillerato y Bachillerato José Luiz Neto.
Keywords: Geometria
Teorema de Pitagora
Triangulos
Teorema de Tales
Leis dos cossenos
Geometry
Pitagora's theorem
Triangles
Tales Theorem
Cosine laws
Teorema de cuentos
Leyes del coseno
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCÁSSIA EMANUELLE SILVA CASADO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2010.pdfJocássia Emanuelle Silva Casado - TCC Licenciatura em Matemática CES 201010.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.