Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASADO, J. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0675627939363181pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Maria Gisélia.-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, M. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, M. GISÉLIApt_BR
dc.contributor.advisor1IDM. GISÉLIA V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3809163345976110pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BRITO, Márcia Cristina Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDBRITO, M. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDBRITO, MÁRCIA C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDMÁRCIA C. S. B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456019955476186pt_BR
dc.contributor.referee1NEVES, Jose Urâmo das.-
dc.description.resumoO presente trabalho visa focar o processo de ensino aprendizagem da matemática contribuindo na construção do conhecimento do aluno sobre o Teorema de Pitágoras de forma que tenha condições de resolver situações problema, tornando-o capaz de construir os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento matemático, mais especificamente, a geometria do triângulo retângulo; analisando cada etapa da demon— stração do Teorema, tendo como ferramenta de ensino um Kit, elaborado para aju- dar o aluno a compreender tanto a demonstração do teorema de Pitágoras quanto às relações métricas no triângulo retângulo. Baseando—se em princípios históricos e nas discussões teóricas analisando desde a origem até a formalização do objeto matemático em questão. Dessa forma, serão descrito e elaborado uma proposta pedagógica para demonstração do teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo, partindo de uma experiência tida com a turma do lo ano A da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleO teorema de pitágoras através do uso de material concreto.pt_BR
dc.date.issued2010-07-05-
dc.description.abstractThe present work aims to focus on the teaching process learning mathematics contributing to the construction of student knowledge about the Pythagorean Theorem so that it is able to solve problem situations, making it capable of build the fundamental concepts for access to mathematical knowledge, more specifically, the geometry of the right triangle; analyzing each step of the demon— Theorem, using a Kit as a teaching tool, designed to help give the student to understand both the proof of the Pythagorean theorem and the metric relationships in the right triangle. Based on historical principles and theoretical discussions analyzing from the origin to the formalization of the mathematical object in question. In this way, a pedagogical proposal will be described and elaborated for demonstration of the Pythagorean theorem and the metric relations in the right triangle, starting from an experience with the class A of the year A of the State School of Elementary and High School José Luiz Neto.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009-
dc.date.accessioned2021-05-24T19:25:08Z-
dc.date.available2021-05-24-
dc.date.available2021-05-24T19:25:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTeorema de Pitagorapt_BR
dc.subjectTriangulospt_BR
dc.subjectTeorema de Talespt_BR
dc.subjectLeis dos cossenospt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectPitagora's theorempt_BR
dc.subjectTrianglespt_BR
dc.subjectTales Theorempt_BR
dc.subjectCosine lawspt_BR
dc.subjectTeorema de cuentospt_BR
dc.subjectLeyes del cosenopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASADO, Jocassia Emanuelle Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Pythagorean theorem through the use of concrete material.pt_BR
dc.title.alternativeEl teorema de Pitágoras mediante el uso de material de hormigón.pt_BR
dc.identifier.citationCASADO, Jocassia Emanuelle Silva. O teorema de pitagoras atraves do uso de meterial concreto. 2010. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo tiene como objetivo centrarse en el proceso de enseñanza del aprendizaje de las matemáticas. Contribuir a la construcción del conocimiento de los estudiantes sobre el Teorema de Pitágoras. para que sea capaz de resolver situaciones problemáticas, haciéndolo capaz de construir los conceptos fundamentales para el acceso al conocimiento matemático, más específicamente, la geometría del triángulo rectángulo; analizando cada paso del demonio Teorema, usando un kit como herramienta de enseñanza, diseñado para ayudar dar al estudiante a comprender tanto la demostración del teorema de Pitágoras como la relaciones métricas en el triángulo rectángulo. Basado en principios históricos y discusiones teóricas analizando desde el origen hasta la formalización del objeto matemático en cuestión. De esta forma, se describirá y elaborará una propuesta pedagógica para demostración del teorema de Pitágoras y las relaciones métricas en el triángulo rectángulo, a partir de una experiencia con la clase A del año A de la Escuela Estatal de Bachillerato y Bachillerato José Luiz Neto.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCÁSSIA EMANUELLE SILVA CASADO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2010.pdfJocássia Emanuelle Silva Casado - TCC Licenciatura em Matemática CES 201010.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.