Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19010
Title: | Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental II: caminhos literários para o ciclo de leitura. |
Other Titles: | Proposal for teaching material for literature classes in elementary school II: literary paths for the reading cycle. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Carlos Vieira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Sousa, Elri Bandeira de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Jorgevaldo de Sousa. |
Keywords: | Leitura;Letramento literário;Ciclo de leitura;Língua portuguesa-ensino;Atividades;Ensino fundamental.;Reading;Literary literacy;Reading cycle;Portuguese language-teaching;Activities;Elementary School. |
Issue Date: | 28-Apr-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Carlos Vieira de. Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental II: caminhos literários para o ciclo de leitura. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação tem por objetivo geral propor um material didático que possa nortear a realização do Ciclo de Leitura nas aulas de língua portuguesa nas turmas de 6º ao 9º ano, embasado nas práticas de letramento, especificamente o literário, a ressignificação e a formação dos alunos enquanto leitores. Nesse sentido, esta dissertação discute os conceitos de leitura com base nos postulados de Freire (1981), Koch e Elias (2013), Cosson (2018), Solé (1998), além de outros autores, visando mostrar a importância do ensino de tal componente, através de obras literárias para despertar no aluno o gosto pela leitura, destacando a importância do papel do professor como leitor e mediador, e a instituição escolar como lócus de desenvolvimento desse processo formativo. Esta dissertação também debate ainda questões voltadas à temática literatura e ensino, relacionadas ao letramento literário, bem como o papel do livro didático nas práticas de leitura. O produto pedagógico consiste em um caderno de leitura literária, denominado Caminhos Literários para a Sala de Aula, útil para o Ciclo de Leitura, uma vez que oferece atividades sobre diferentes subgêneros da narrativa: Fábula, Contos de fadas, Romance de aventura, Gótico, Literatura em quadrinhos, Romance romântico, Ficção científica. Cada capítulo do caderno de leitura envolve atividades de pré leitura, leitura e pós leitura que estimulam a fruição e ajudam na promoção do letramento literário. |
Abstract: | This dissertation has as main objective to propose a didatic material that can guide the realization of the Reading Cycle in Portuguese language classes for students from 6th to 9th grade based on literacy practices, specifically literary, repurpose and students ’ formation as readers . In this sense, this dissertation discusses the concepts of reading based on Freire (1981), Koch and Elias (2013), Cosson (2018), Solé (1998), among others, aiming at showing the importance of teaching such a component through literary texts in order to awaken in the student the taste for reading, highlighting the role of the teacher as reader and mediator, and the school as the locus of development for this formative process. The dissertation also debates issues related to literature and teaching in relation to literary literacy, as well as the role of the textbook in reading practices. The pedagogical product consists of a textbook created only for the reading of literature, called Literary Paths for the Classroom, which will be useful of the Reading Cycle, since it provides activities on different narrative subgenres or mode: Fable, Fairy tales, Adventure novel, Gothic, Literature in comics, Romantic novel, Science Fiction. Each chapter of the textbook proposed here envolves prereading, while reading and after reading activities that stimulate fruition and help promoting literary literacy. |
Keywords: | Leitura Letramento literário Ciclo de leitura Língua portuguesa-ensino Atividades Ensino fundamental. Reading Literary literacy Reading cycle Portuguese language-teaching Activities Elementary School. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras). |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLOS VIEIRA DE SOUZA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2020.pdf | Carlos Vieira de Souza. Dissertação PROFLETRAS. 2020. | 934.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.