Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19022
Title: Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no municipio de Cuite, PB.
Other Titles: Environmental education in the conception of science and biology teachers in the municipality of Cuite, PB.
La educación ambiental en la concepción de los profesores de ciencias y biología de la ciudad de Cuite, PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luiz.
Keywords: Educação ambiental;Formação de professores;Ensino de ciências;environmental education;Teacher training;Science teaching;Educación ambiental;Formación de profesores;Enseñanza de la ciencia
Issue Date: 1-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES,Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega. Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no município de Cuite, PB. 2010. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental (EA) já não pode ser definida por um único conceito. Ela surge a partir da preocupação da humanidade em temas relacionados ao ambiente em consequência aos desastres atuais. Quando se trata de Brasil, a EA vem com uma proposta mais abrangente, e tornou-se ainda mais forte e presente a partir da criação de sua lei onde se buscou pensar mais no coletivo e não só no individual. Durante as décadas de 70 (setenta) e 80 (oitenta) foram realizadas várias conferências internacionais e uma variedade de documentos foi elaborada visando o estabelecimento de princípios comuns para uma educação para a sustentabilidade, como sugere Dias (2004). A partir dessas preocupações, tem se intensificado as pesquisas sobre EA no Brasil, pois se têm buscado soluções para os acontecimentos recentes. O processo de formação do docente não esta relacionado apenas a um treinamento e/ou capacitação, nem sequer na transmissão de conhecimentos, mas sim, numa grande reconstrução de muitos valores ligados a ética exigindo uma grande transformação pessoal e também uma reflexão do educador sobre a sua própria imagem como profissional. Já no que concerne a EA na prática escolar, deve ser iniciada nos primeiros anos de vida e deve fazer parte do dia-a—dia das crianças, adolescentes e jovens, seja inserida nas diversas disciplinas e conteúdos, interdisciplinarmente, seja no ambiente escolar, na convivência continua. Este trabalho vem com o intuito de entender o que pensam os professores de ciências e biologia atuantes nas diversas escolas da cidade de Cuité, Paraíba, sobre a temática EA, que com a chegada do curso de licenciatura em biologia no campus da UFCG ficou mais evidente. A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Cuité, município do estado da Paraíba. A coleta de dados foi feia a partir de questionários aplicados com nove dos quatorze professores atuantes na cidade entre os meses de setembro e outubro do ano de 2010. Após aplicar esses questionários, foram feitas analises do mesmo de forma qualitativa. As análises detectaram que a maioria dos professores tem uma visão naturalista do meio ambiente, como diz Reigota (1995) e ecológico—conservacionista do que é a educação ambiental, segundo Medina (2010), mas demonstra bastante interesse na área; e que gostariam de maiores parcerias com a universidade e que a maioria deles entende a EA como disciplina específica no currículo escolar.
Abstract: The Environmental Education (EE) can no longer be defined by a single concept. This kind of education arises from the concern of humanity in themes related to environment due to consequency to the current disasters. In relation to Brazil, the EE comes with a more comprehensive proposal and became even stronger and present from the creation of its law which sought to think more about in a collective way not only an individual one. During the 70 (seventy) and 80 (eighty) decades were realized several international conferences and a variety of documents was prepared for the establishment of common principles to an education focused on sustainability, according to Dias (2004). Based on these concerns, researchers have intensitied studies about EE in Brazil, considering that it has sought solutions for the recent events. The process of teacher training is not related only a training and/or a means of capacitate, not even the transmission of knowledge, but in a reconstruction of values related to ethics that require personal changes as well as a teachefs reflection on his/her own image as a professional. In relation to the EE in school practice, we realize the need of make aware the population since the early years of life so that this education can do part of everyday life of children, youth and adults, be inserted in various subjects and contents, in an interdisciplinary way, at school and in life in society. This research aims to understanding what the Science and Biology teachers that are in classroom in several schools in Cuité, Paraíba, think about the EE thematic that with the arrival of the degree course in Biology on the campus of UFCG-Cuité, became more evident. This study was realized in schools in the city of Cuité between the months of September and October of this year. The data were collected through questionnaires with nine of the fourteen teachers working in the city and they were analized using qualitative methods. It was found that most teachers have a naturalist vision about the environment, according to Reigota (1995) and a eco—conservative view of what be environmental education, according to Medina (2010). However, they show enough interest in the area and would like to have more partnership with the university. It was also observed that most of them understand the EE as an specific subject of the scholar curriculum.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación ambiental (EA) ya no se puede definir con un solo concepto. ella parece desde la preocupación de la humanidad por cuestiones relacionadas con el medio ambiente en consecuencia de los desastres actuales. Cuando se trata de Brasil, EA viene con una propuesta más amplia, y se hizo aún más fuerte y más presente con la creación de su ley donde buscaba pensar más en lo colectivo y no solo en lo individual. Durante el Años 70 (años setenta) y 80 (años ochenta) se realizaron varias conferencias organizaciones internacionales y se prepararon diversos documentos con miras a establecer de principios comunes para una educación para la sostenibilidad, como sugiere Dias (2004). Sobre la base de estas preocupaciones, la investigación sobre EA se ha intensificado en Brasil, ya que se han buscado soluciones para los hechos recientes. El proceso de La formación del profesorado no solo se relaciona con la formación y / o la cualificación, ni siquiera en la transmisión de conocimientos, sino en una gran reconstrucción de muchos valores vinculados a la ética que requieren una gran transformación personal y también la reflexión de un educador sobre su propia imagen como profesional. en que se refiere a la EE en la práctica escolar, debe comenzar en los primeros años de vida y debe ser parte de la vida cotidiana de la niñez, adolescencia y juventud, ser incluido en las distintas asignaturas y contenidos, interdisciplinares, ya sea en el ámbito escolar, en convivencia continuará. Este trabajo nace con la intención de comprender lo que los profesores de ciencias y biología activas en las distintas escuelas de la ciudad de Cuité, Paraíba, en el EA temática, que con la llegada de la licenciatura en biología al campus de UFCG se hizo más evidente. La encuesta se realizó en escuelas de la ciudad de Cuité, municipio del estado de Paraíba. La recolección de datos se realizó a partir de cuestionarios. aplicado con nueve de los catorce profesores que trabajan en la ciudad entre los meses de Septiembre y octubre de 2010. Después de aplicar estos cuestionarios, análisis de la misma de forma cualitativa. Los análisis encontraron que la mayoría de los los docentes tienen una visión naturalista del medio ambiente, como Reigota (1995) y ecologista — conservacionista de lo que es la educación ambiental, según Medina (2010), pero muestra mucho interés en la zona; y quién quisiera una mayor asociación con el universidad y que la mayoría entiende la EA como una asignatura específica del plan de estudios. colegio.
Keywords: Educação ambiental
Formação de professores
Ensino de ciências
environmental education
Teacher training
Science teaching
Educación ambiental
Formación de profesores
Enseñanza de la ciencia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Avaliação da Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19022
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLLYANNA LUCIELMA DA SILVA NÓBREGA ALVES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2010.pdfPollyanna Lucielma da Silva Nobrega Alves - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201031.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.