Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19024
Title: A educação ambiental na formação de professores de biologia: um estudo no CES/UFCG em Cuité - PB.
Other Titles: Environmental education in the training of biology teachers: a study at CES / UFCG in Cuite - PB.
La educación ambiental en la formación de profesores de biología: un estudio en el CES/UFCG de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Thaise Priscilla Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Formação de professores;Educação ambiental;Ensino de biologia;Teacher training;Environmental education;Biology teaching;Formación de profesores;Educación ambiental;Enseñanza de la biología
Issue Date: 1-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Thaise Priscilla Bezerra da. A educação ambiental na formação de professores de biologia: um estudo no CES/UFCG em Cuite - PB. 2010. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa foi motivada pela importância em diagnosticar a incorporação da dimensão ambiental no curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande — CES/UFCG, como também, na pesquisa e extensão da instituição. Trataase se uma pesquisa qualitativa que seguiu duas etapas complementares: (a) análise documental do Projeto Politico Pedagógico — PPC e da matriz curricular oficial vigente do Curso, além da produção científica (projetos de pesquisa e extensão) voltados à área ambiental; (b) aplicação de formulários estruturados aos alunos egressos do curso para estudar a percepção dos mesmos em relação à temática ambiental, bem como as possíveis relações com a prática em EA desses futuros profissionais. Nossa opção teórico-metodológica para analise e interpretação dos dados, baseou-se em autores como Bardin, (1979), Fernandes Cunha & Marçal Júnior (2003) e Reigota, (1995). Os resultados obtidos demonstram que as questões ambientais estão de certa forma, incorporadas ao currículo, ainda que de maneira incipiente, já que das 67 disciplinas disponiveis no curso, apenas 10 apresentaram abordagem ambiental. Além disso, constatou—se que existem poucas inserções de temas ambientais nas atividades de pesquisa e extensão do CES, não oferecendo um aporte institucional suficiente para a formação de educadores ambientais. No que diz respeito à percepção ambiental dos alunos, observamos que esta privilegia basicamente uma tendência tradicional e uma visão naturalista, relacionando os termos Meio Ambiente e Educação Ambiental apenas aos aspectos naturais, evidenciando a falta de conhecimento acerca dos princípios e objetivos da EA, assim como a dificuldade de compreenderem as múltiplas dimensões da questão. Entendemos que esta formação precisa ser desenvolvida de forma mais intensa no âmbito da universidade, pois estes alunos devem estar preparados a engendrar mudanças no perfil da sociedade, no sentido de formar uma geração consciente de seus direitos e deveres, capazes de desenvolver ações dirigidas para a melhoria da qualidade de vida da população humana e do meio ambiente.
Abstract: This research was moti'vated by the importance of diagnosing the incorporation of environmental dimension in the "Degree Course in Biology of the Center of Education and Health (C'EH) of the Federal University of Campina Grande, as well as in research and extension of the institution. This is a qualitative research that followed two Complementary stages: a) document analysis of Educational Policy Project — EPP and of the current official curricular matrix of the Course, beyond of the scientific production (research and extension projects) directed to environmental area; b) aplication of structered forms for egress students of the course to study their perception in relation to the environmental theme, as well as the possible relations with practice in Environmental Education (EE) of these future professionals. Our choice theoretical and methodological for analysis and interpretation of data was based on authors such as Bardin (1979), Fernandes Cunha and Marçal Júnior (2003) and Reigota (1995). The results obtained showed that the environmental issues are somehow incorporated into the curriculum, although as a incipient way, since of 67 (Sixty—seven) subjects offered in the course just lO (ten) showed environmental approach. In addition, we note that there are few insertions of environmental themes in research and extension activities of CEH which doesn't offer a. sufticient institutional contribution to the training of environmental educators. [n relation to the environmental perception of the students we observed that they favoured basically a traditional tendency and a naturalist view relating the terms Environment and Environmental Education just to natural features which show up the lack of knowledge about the principles and objectives of EE, as well as the difficulty of understanding multiple dimensions of the issue. We understand that this training needs to be developed more intensively within a university because these students must be prepared to search changes in society profile aiming to make a conscious generation of their rights and duties able to develop direct actions improving the quality of life of the human population and of the environment.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación fue motivada por la importancia de diagnosticar la incorporación de la dimensión ambiental en la Licenciatura en Biología del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande — CES/UFCG, así como en la investigación y extensión de la institución. . Se trata de una investigación cualitativa que siguió dos etapas complementarias: (a) análisis documental del Proyecto Político Pedagógico — PPC y de la matriz curricular oficial vigente del Curso, además de la producción científica (proyectos de investigación y extensión) enfocada en el área ambiental ; (b) aplicación de formularios estructurados a estudiantes egresados ​​de la carrera para estudiar su percepción sobre temas ambientales, así como las posibles relaciones con la práctica de EA de estos futuros profesionales. Nuestra opción teórico-metodológica para el análisis e interpretación de datos se basó en autores como Bardin, (1979), Fernandes Cunha & Marçal Júnior (2003) y Reigota, (1995). Los resultados obtenidos demuestran que los temas ambientales están, en cierto modo, incorporados al currículo, aunque de manera incipiente, ya que de las 67 asignaturas disponibles en el curso, solo 10 presentan un enfoque ambiental. Además, se constató que existen pocas inserciones de temas ambientales en las actividades de investigación y extensión del CES, no ofreciendo suficiente apoyo institucional para la formación de educadores ambientales. En cuanto a la percepción ambiental de los estudiantes, observamos que privilegia básicamente una tendencia tradicionalista y una mirada naturalista, relacionando los términos Medio Ambiente y Educación Ambiental sólo con aspectos naturales, evidenciando el desconocimiento sobre los principios y objetivos de la EA, así como así como la dificultad de comprender las múltiples dimensiones del problema. Entendemos que esta formación debe desarrollarse más intensamente dentro de la universidad, ya que estos estudiantes deben estar preparados para generar cambios en el perfil de la sociedad, en el sentido de formar una generación consciente de sus derechos y deberes, capaz de desarrollar acciones encaminadas a mejorar la calidad de vida de la población humana y el medio ambiente.
Keywords: Formação de professores
Educação ambiental
Ensino de biologia
Teacher training
Environmental education
Biology teaching
Formación de profesores
Educación ambiental
Enseñanza de la biología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Métodos e Técnicas de Ensino
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19024
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍSE PRISCILLA BEZERRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2010.pdfThaísa Priscilla Bezerra da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201028.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.