Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1903
Title: Engenhosa sinestesia: Espaço sensível e o uso dos cinco sentidos na literatura de José Lins do Rego.
Other Titles: Ingenious synaesthesia: Sensitive space and the use of the five senses in the literature of José Lins do Rego.
???metadata.dc.creator???: OURIQUES, André Luiz Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAUJO, Orlando Luis de.
Keywords: José Lins do Rego - Escritos;Várzia da Paraíba;Sinestesia;Escritor Paraibano;Semântica do sensível;História e literatura;Literatura Paraibana;Paraíba Lowland;Synesthesia
Issue Date: May-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OURIQUES, André Luís Almeida. Engenhosa sinestesia: Espaço sensível e o uso dos cinco sentidos na literatura de José Lins do Rego. 2013. 169f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho consiste em analisar de que forma a sinestesia ou o uso dos cinco sentidos, influenciaram as escolhas criativas do escritor José Lins do Rego nas obras Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, publicadas respectivamente em 1932, 1933 e 1934. Assim sendo, perceberemos como se constrói sua narratividade, que se relaciona sempre com a construção de espaços, sendo os cinco sentidos o fio condutor de tais tramas literárias. Compartilhando com uma concepção de literatura que a considera como mantendo vínculos com o mundo vivido, a pesquisa historiciza a forma como os sujeitos históricos da Várzea do Paraíba construíram, perceberam e significaram os espaços do mundo dos engenhos de maneira sensível e sinestésica, entendendo que a literatura é sempre a ressignificação ou representação de representações já elaboradas em um dado tempo, tal como aponta Clifford Geertz e Paul Ricoeur, onde ancoraremos teoricamente este estudo ora em questão.
Keywords: José Lins do Rego - Escritos
Várzia da Paraíba
Sinestesia
Escritor Paraibano
Semântica do sensível
História e literatura
Literatura Paraibana
Paraíba Lowland
Synesthesia
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1903
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ LUIZ ALMEIDA OURIQUES - DISSERTAÇÃO PPGH 2013..pdfAndré Luis Almeida Ouriques - Dissertação PPGH 2013.9.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.