Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1904
Title: "Criança queimada tem medo de fogo": Robert Reid Kalley: Táticas, astúcias e identidades religiosas protestantes no Brasil (1855-1876).
Other Titles: "Burned child is afraid of fire": Robert Reid Kalley: Protestant tactics, wiles and religious identities in Brazil (1855-1876).
???metadata.dc.creator???: BARROS, Moisés Alves de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FRANCELINO, Pedro Farias.
Keywords: Robert Reid Kalley;Identidades religiosas;Protestantismo no Brasil;Protestantes;Escola Dominical;Evangélicos;Identidade protestante;História do protestantismo no Brasil;Kalleyanismo;History of Protestantism in Brazil;Protestant identity;Protestant identity
Issue Date: 26-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Moisés Alves Lima de. "Criança queimada tem medo de fogo": Robert Reid Kalley: Táticas, astúcias e identidades religiosas protestantes no Brasil (1855-1876). 2012. 132f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho problematiza a emergência da identidade protestante construída no Brasil pelo missionário Robert Kalley a partir de 1855. Desenvolvemos objetivos analíticos e conceituais construindo uma análise bibliográfica e documental da vida e obra de Robert Kalley e do Kalleyanismo de um modo geral, trilhando um caminho metodológico que busca fazer uma leitura desta identidade através da análise das táticas e astúcias que têm caracterizado o protestantismo no Brasil, particularmente na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1855 e 1876, fomentando problematizações para estes processos identitários, e acerca das práticas de consumo nos espaços protestantes, responsáveis também pela elaboração de novas identidades religiosas. Um documento que emergiu no século XIX e teve grande importância como rastro identitário na elaboração desta dissertação foi a "Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo". É um documento rico de possibilidades interpretativas, favorecendo a leitura de valores que podem nos dar a ler os valores que contribuíram para a construção da identidade protestante kalleyana naquele período. Importantes conceitos foram trazidos para este diálogo como o de leitura, apropriação e representação a partir de teóricos da historia cultural. Buscou-se problematizar as identidades representadas. Dirigiu-se o olhar para as contribuições culturais e educacionais que Kalley trouxe para o Brasil, especialmente através da Escola Bíblica, uma estratégia de mostrar a literatura da salvação mediante o saber bíblico escolar.
Keywords: Robert Reid Kalley
Identidades religiosas
Protestantismo no Brasil
Protestantes
Escola Dominical
Evangélicos
Identidade protestante
História do protestantismo no Brasil
Kalleyanismo
History of Protestantism in Brazil
Protestant identity
Protestant identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Ciência das Religiões.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1904
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOISÉS ALVES LIMA DE BARROS - DISSERTAÇÃO PPGH 2012..pdfMoisés Alves Lima de Barros - Dissertação PPGH 2012.29.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.