Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482898604136573pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6903049112797651pt_BR
dc.contributor.referee1LUCIANO, Benedito Antonio.
dc.description.resumoNeste trabalho é proposta a realização de uma análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. A análise é baseada na aplicação de formulários aos professores e estudantes concluintes e pré-concluintes do curso. O formulário para os professores contém vinte e oito assertivas e o formulário para os alunos contém trinta assertivas, das quais foram selecionadas treze assertivas para compor os resultados deste trabalho. As assertivas dos formulários são baseadas nos questionários do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, no relatório das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e no atual Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Com as respostas dos professores e estudantes, estudos foram realizados para se obter informações de concordância ou discordância dos participantes acerca das assertivas abordadas. Também foram feitas comparações entre as respostas de professores e estudantes. O objetivo das comparações foi identificar os graus de concordância e discordância entre os grupos envolvidos na pesquisa. Além disso, os resultados obtidos em algumas assertivas foram comparados com os resultados obtidos na pesquisa realizada durante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2017. Esta comparação tem o objetivo de identificar se as opiniões dos alunos estão sofrendo modificações ou permanecendo similares. A partir dos resultados deste trabalho, acredita-se que é possível identificar os fatores que afetam o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, para que futuramente seja possível propor soluções com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem oferecida no curso. Com a conclusão deste trabalho foi possível constatar que existem diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem a serem analisados mais profundamente. Dentre eles, podem ser citados o relacionamento professor-aluno, o aumento do nível de ansiedade dos estudantes nas fases finais dos semestres letivos e a articulação entre teoria e prática. A partir de análises mais profundas, será possível identificar os principais agentes que podem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem, para que sejam corrigidos e, a partir disso, melhorar a experiência de aprendizagem do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleAnálise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2019-07-10
dc.description.abstractIn this paper, is proposed the accomplishment the an analysis of the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. The analysis is based on the application of forms to the professors and graduating students and pre-graduating students. The form for the teachers contains 28 assertions and the form for the students contains 30 assertions, of which 13 assertions were selected to compose the results of this paper. The assertions of the forms are based on the questionnaire of Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, in the report of the Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia and in the Projeto Pedagógico do Curso in Electrical Engineering of the Federal University of Campina Grande. With the answers of teachers and students, analyzes were carried out to obtain information of agreement or disagreement of the participants about the assertions addressed. Comparisons were also made between teacher and student responses. The purpose of the comparisons was to identify the degrees of agreement and disagreement between the groups involved in the research. In addition, the results obtained in some assertions were compared with the results obtained in the survey conducted during the Exame Nacional de Desempenho de Estudantes of 2017. This comparison aims to identify if the opinions of the students are undergoing modifications or remaining similar. From the results of this work, it is believed that it is possible to identify the factors that affect the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering of the Federal University of Campina Grande, so that future solutions can be proposed with the aim of improving the learning experience offered in the course. With the conclusion of this work it was possible to verify that there are several aspects of the teaching and learning process to be analyzed more deeply. Among them, the teacherstudent relationship, the increase of the level of anxiety of the students in the final phases of the semesters and the articulation between theory and practice can be mentioned. From a deeper analysis, it will be possible to identify the main agents that can affect the teaching and learning process, so that they are corrected and, therefore, improve the learning experience of the course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19041
dc.date.accessioned2021-05-26T17:50:27Z
dc.date.available2021-05-26
dc.date.available2021-05-26T17:50:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurso de Bacharelado em Engenharia Elétrica UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Engenharia Elétrica - UFCGpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelinespt_BR
dc.subjectPedagogical Project - Electrical Engineering UFCGpt_BR
dc.subjectNational Higher Education Assessment Systempt_BR
dc.subjectNational Student Performance Exampt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectStudent anxiety - Electrical Engineering UFCGpt_BR
dc.subjectTeamwork - Electrical Engineering Coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Izadora Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Izadora Soares. Análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19041pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZADORA SOARES CARDOSO - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfIzadora Soares Cardoso - TCC Eng. Elétrica 2019.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.