Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060
Title: Ambiente virtual para auxiliar o aprendizado de cartas de capacidade de máquinas elétricas.
Other Titles: Virtual environment to assist in the learning of capacity charts for electrical machines.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Marcelo Meneses da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAUJO, Jalberth Fernandes de.
Keywords: Aprendizado de máquinas elétricas;Ambiente virtual de aprendizagem;Carta de capacidade;Máquinas elétricas;Construct 2;Máquinas síncronas;Serious games;Jogo sério;Jogo como ferramenta de aprendizagem;Electric machine learning;Virtual learning environment;Capacity letter;Electric machines;Synchronous machines;Serious game;Game as a learning tool
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Marcelo Meneses da. Ambiente virtual para auxiliar o aprendizado de cartas de capacidade de máquinas elétricas. 2019. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um ambiente virtual feito por meio da versão gratuita da plataforma Contruct 2 para auxiliar no ensino e na aprendizagem de cartas de capacidade de máquinas elétricas. O ambiente virtual apresenta cinco fases, contendo uma introdução teórica, limite de armadura, limites de excitação, limites impostos pela máquina primária e, por fim, uma fase dedicada a perguntas e respostas sobre pontos de operação específicos em uma carta de capacidade. Após avaliação de doze alunos por meio de um questionário, constatou-se que o ambiente virtual logrou êxito em seu objetivo principal. O jogo pode ser acessado por meio do link: https://www.construct.net/en/free-onlinegames/ carta-capacidade-ufcg-6725/play
Abstract: It is presented on this study the development of a virtual environment done with the free version of the Construct 2 platform, which was used to assist in teaching and learning about electric machines capacity charts. The virtual environment is made of five phases, beginning with a theoretical introduction, armature limits, excitation limits, limits imposed by the primary and, lastly, a survey phase about specific operating points in a capability curve. After the evaluation of twelve students through a questionnaire, it was stated that the virtual environment was successful in its main goal. The game can be accessed via the link: https://www.construct.net/en/free-onlinegames/ carta-capacidade-ufcg-6725/play
Keywords: Aprendizado de máquinas elétricas
Ambiente virtual de aprendizagem
Carta de capacidade
Máquinas elétricas
Construct 2
Máquinas síncronas
Serious games
Jogo sério
Jogo como ferramenta de aprendizagem
Electric machine learning
Virtual learning environment
Capacity letter
Electric machines
Synchronous machines
Serious game
Game as a learning tool
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO MENESES DA SILVA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfMarcelo Meneses da Silva - TCC Eng. elétrica 2019.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.