Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0542994083705833pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAUJO, Jalberth Fernandes de.
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6903049112797651pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um ambiente virtual feito por meio da versão gratuita da plataforma Contruct 2 para auxiliar no ensino e na aprendizagem de cartas de capacidade de máquinas elétricas. O ambiente virtual apresenta cinco fases, contendo uma introdução teórica, limite de armadura, limites de excitação, limites impostos pela máquina primária e, por fim, uma fase dedicada a perguntas e respostas sobre pontos de operação específicos em uma carta de capacidade. Após avaliação de doze alunos por meio de um questionário, constatou-se que o ambiente virtual logrou êxito em seu objetivo principal. O jogo pode ser acessado por meio do link: https://www.construct.net/en/free-onlinegames/ carta-capacidade-ufcg-6725/playpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleAmbiente virtual para auxiliar o aprendizado de cartas de capacidade de máquinas elétricas.pt_BR
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractIt is presented on this study the development of a virtual environment done with the free version of the Construct 2 platform, which was used to assist in teaching and learning about electric machines capacity charts. The virtual environment is made of five phases, beginning with a theoretical introduction, armature limits, excitation limits, limits imposed by the primary and, lastly, a survey phase about specific operating points in a capability curve. After the evaluation of twelve students through a questionnaire, it was stated that the virtual environment was successful in its main goal. The game can be accessed via the link: https://www.construct.net/en/free-onlinegames/ carta-capacidade-ufcg-6725/playpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060
dc.date.accessioned2021-05-26T21:18:18Z
dc.date.available2021-05-26
dc.date.available2021-05-26T21:18:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinas elétricaspt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectCarta de capacidadept_BR
dc.subjectMáquinas elétricaspt_BR
dc.subjectConstruct 2pt_BR
dc.subjectMáquinas síncronaspt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectJogo sériopt_BR
dc.subjectJogo como ferramenta de aprendizagempt_BR
dc.subjectElectric machine learningpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectCapacity letterpt_BR
dc.subjectElectric machinespt_BR
dc.subjectSynchronous machinespt_BR
dc.subjectSerious gamept_BR
dc.subjectGame as a learning toolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marcelo Meneses da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVirtual environment to assist in the learning of capacity charts for electrical machines.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Meneses da. Ambiente virtual para auxiliar o aprendizado de cartas de capacidade de máquinas elétricas. 2019. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19060pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO MENESES DA SILVA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfMarcelo Meneses da Silva - TCC Eng. elétrica 2019.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.