Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, W. J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatiana Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS DA COSTA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.description.resumoCom o avanço do novo coronavírus, responsável pela doença da COVID-19, foi estopim para diversas mudanças, que tiveram como consequências para todos os níveis da sociedade, seja econômica, social e além disso, a área educacional. Na área da educação, a suspensão das atividades presenciais de ensino está sendo crucial para minimizar a taxa de contaminação, como uma forma de continuar as aulas tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, diante disso, as escolas públicas, universidades e faculdades se viu diante de um grande desafio para a implementação do ensino remoto. Nessa perspectiva, o objetivo geral é investigar as publicações sobre ensino remoto na base de dados da Scielo. Os resultados obtidos pela análise documental apontam várias dificuldades relacionadas ao acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos para esses alunos. Quanto aos professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o desinteresse familiar para ajudar e acompanhar os alunos, o crescimento exponencial de trabalhos para corrigir, tirar dúvidas e responder esses alunos de forma virtual, além desses problemas, esses professores estão adoecendo com o excesso de trabalho para dar conta. Conclui-se, que é necessária uma maior atuação da família e das redes de ensino, como investimentos em recursos tecnológicos para os professores e uma maior democracia de acesso a internet para as classes sociais menos favorecidas, dentre outros, para que as consequências desse meio de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos consequências negativas no processo de aprendizagem escolar/acadêmico neste período de pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.titleUm olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.pt_BR
dc.date.issued2021-05-20-
dc.description.abstractWith the advancement of the new coronavirus, responsible for the disease of COVID- 19, trigger for several changes, which had consequences for all levels of society, be it economic, social and in addition, the educational area. At area of education, the suspension of classroom teaching activities is being crucial to minimizing the rate of contamination, as a way of continuing classes, it became necessary to adopt remote teaching. In view of this, schools public institutions, universities and colleges faced a great challenge for the implementation of remote education. In this perspective, the general objective is to investigate the publications on remote education in the Scielo database. The obtained results through documentary analysis point out several difficulties related to access to internet and technological equipment for these students. As for the teachers, among the main difficulties faced, are the family disinterest to help and accompany students, growth exponential work to correct, answer questions and answer these students from virtual way, in addition to these problems, these teachers are getting sick with the overwork to handle. In conclusion, it is necessary that greater performance of the family and of the education networks, as investments in resources technological advances for teachers and a greater democracy of access to the internet for less favored social classes, among others, so that the consequences of this teaching medium, adopted on an emergency basis, generate less negative consequences on the school / academic learning process in this pandemic period.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088-
dc.date.accessioned2021-05-27T19:42:08Z-
dc.date.available2021-05-27-
dc.date.available2021-05-27T19:42:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectScielo - base de informaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - ensino remotopt_BR
dc.subjectEnsino remoto - covid-19pt_BR
dc.subjectAulas remotas - pandemiapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectScielo - information basept_BR
dc.subjectPandemic - remote educationpt_BR
dc.subjectRemote teaching - covid-19pt_BR
dc.subjectRemote lessons - pandemicpt_BR
dc.subjectEducación a distanciapt_BR
dc.subjectEnseñanza remotapt_BR
dc.subjectScielo - base de informaciónpt_BR
dc.subjectPandemia - educación remotapt_BR
dc.subjectEducación remota - covid-19pt_BR
dc.subjectLecciones remotas - pandemiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at remote education at the base of Scielo.pt_BR
dc.title.alternativeUna mirada a la enseñanza a distancia en la base de Scielo.-
dc.identifier.citationSANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. 2021. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.pt_BR
dc.description.resumenCon el avance del nuevo coronavirus, responsable de la enfermedad del COVID-19, fue el detonante de varios cambios, que tuvieron consecuencias en todos los niveles de la sociedad, ya sea en el económico, social y, además, en el educativo. En el área de educación, la suspensión de las actividades docentes presenciales es crucial para minimizar el índice de contaminación, como forma de continuar las clases, se ha vuelto necesaria la adopción de la enseñanza a distancia, ante ello, las escuelas públicas, Las universidades y colegios enfrentaron un gran desafío para la implementación de la enseñanza remota. Desde esta perspectiva, el objetivo general es investigar publicaciones sobre enseñanza a distancia en la base de datos Scielo. Los resultados obtenidos por el análisis de documentos apuntan a varias dificultades relacionadas con el acceso a internet y equipamiento tecnológico para estos estudiantes. En cuanto a los docentes, entre las principales dificultades que enfrentan se encuentran el desinterés familiar por ayudar y acompañar a los estudiantes, el crecimiento exponencial del trabajo para corregir, resolver dudas y responder a estos estudiantes de manera virtual, además de estos problemas, estos docentes se están enfermando. con demasiado trabajo que manejar. Se concluye que existe la necesidad de una mayor acción de las redes familiares y educativas, como inversiones en recursos tecnológicos para los docentes y una mayor democracia de acceso a internet para las clases sociales menos favorecidas, entre otros, para que las consecuencias de este entorno de enseñanza, adoptados de manera de emergencia, generan menos consecuencias negativas en el proceso de aprendizaje escolar/académico en este período de pandemia.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALLYSSON JEBERSON BATISTA DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÒGIAS CES 2021.pdfWallysson Jeberson Batista dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2021219.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.