Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098
Title: Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos.
Other Titles: Virtual environment for teaching and learning to drive electric motors.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Túlio Roberto Nascimento de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Ronimack Trajano de.
Keywords: Ambiente virtual de aprendizagem;Motores elétricos - acionamento;Acionamento de motores elétricos - ensino;Instalações elétricas;Virtual learning environment;Electric motors - drive;Driving electric motors - teaching;Electrical installations
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Túlio Roberto Nascimento de. Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. 2019. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho é apresentado um ambiente virtual para auxiliar estudantes e professores no ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. A metodologia é baseada no desenvolvimento de um jogo sério por meio da plataforma Construct 2©, que possibilita de forma intuitiva a execução de projetos relacionados a simulações virtuais e jogos computacionais. O uso do ambiente virtual visa possibilitar ao usuário familiaridade com o assunto, facilitando a execução de experimentos de forma física, se configurando como um bom recurso pré-laboratorial, com a possibilidade de ser utilizado em qualquer lugar e pelo tempo e quantidade de vezes necessárias para melhor fixação da execução das principais montagens relacionadas a acionamentos de motores elétricos. Recursos pré-laboratoriais e experimentais são importantes ferramentas para desenvolvimento do estudante, tornando-o agente mais ativo e protagonista da obtenção do seu próprio conhecimento, bem como um bom recurso didático que pode ser utilizado pelo professor como forma de aplicar o conteúdo exposto. O programa desenvolvido é uma ferramenta útil para a demonstração de acionamento em salas aulas, já que para isso é necessário apenas um computador. A partir do uso da plataforma é possível entender as conexões necessárias para o funcionamento do motor em diversas configurações, o que faz com que o usuário possa realizar montagens físicas com mais praticidade após a utilização dele.
Abstract: In this work a virtual environment is presented to assist students and teachers in the teaching and learning of electric motors activation methods. The methodology is based on the development of a serious game through the Construct 2 © platform, which intuitively enables the execution of projects related to virtual simulations and computational games. The use of the virtual environment aims to enable the users to familiarize themselves with the electric motors activation subject, facilitating the execution of physical experiments, being configured as a good pre-laboratory resource, with the possibility of being used anywhere, at any time, for better learning of the execution of the main assemblies related to activation of electric motors. Pre-laboratory and experimental resources are important tools for student development, making them the most active agent and protagonist of obtaining their own knowledge, as well as a good didactic resource that can be used by the teacher as a way to apply the exposed content. The program developed is a useful tool for the demonstration of the subject in classrooms, since this requires only one computer. Furthermore, from the use of the platform it is possible to understand the connections necessary for the operation of the motor in various configurations, which allows the user to make physical assemblies with more practicality after using it.
Keywords: Ambiente virtual de aprendizagem
Motores elétricos - acionamento
Acionamento de motores elétricos - ensino
Instalações elétricas
Virtual learning environment
Electric motors - drive
Driving electric motors - teaching
Electrical installations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÚLIO ROBERTO NASCIMENTO DE SOUSA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfTúlio Roberto Nascimento de Sousa - TCC Eng. Elétrica 2019.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.