Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, T. R. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377328655803066pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6903049112797651pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Ronimack Trajano de.
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado um ambiente virtual para auxiliar estudantes e professores no ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. A metodologia é baseada no desenvolvimento de um jogo sério por meio da plataforma Construct 2©, que possibilita de forma intuitiva a execução de projetos relacionados a simulações virtuais e jogos computacionais. O uso do ambiente virtual visa possibilitar ao usuário familiaridade com o assunto, facilitando a execução de experimentos de forma física, se configurando como um bom recurso pré-laboratorial, com a possibilidade de ser utilizado em qualquer lugar e pelo tempo e quantidade de vezes necessárias para melhor fixação da execução das principais montagens relacionadas a acionamentos de motores elétricos. Recursos pré-laboratoriais e experimentais são importantes ferramentas para desenvolvimento do estudante, tornando-o agente mais ativo e protagonista da obtenção do seu próprio conhecimento, bem como um bom recurso didático que pode ser utilizado pelo professor como forma de aplicar o conteúdo exposto. O programa desenvolvido é uma ferramenta útil para a demonstração de acionamento em salas aulas, já que para isso é necessário apenas um computador. A partir do uso da plataforma é possível entender as conexões necessárias para o funcionamento do motor em diversas configurações, o que faz com que o usuário possa realizar montagens físicas com mais praticidade após a utilização dele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleAmbiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos.pt_BR
dc.date.issued2019-06-27
dc.description.abstractIn this work a virtual environment is presented to assist students and teachers in the teaching and learning of electric motors activation methods. The methodology is based on the development of a serious game through the Construct 2 © platform, which intuitively enables the execution of projects related to virtual simulations and computational games. The use of the virtual environment aims to enable the users to familiarize themselves with the electric motors activation subject, facilitating the execution of physical experiments, being configured as a good pre-laboratory resource, with the possibility of being used anywhere, at any time, for better learning of the execution of the main assemblies related to activation of electric motors. Pre-laboratory and experimental resources are important tools for student development, making them the most active agent and protagonist of obtaining their own knowledge, as well as a good didactic resource that can be used by the teacher as a way to apply the exposed content. The program developed is a useful tool for the demonstration of the subject in classrooms, since this requires only one computer. Furthermore, from the use of the platform it is possible to understand the connections necessary for the operation of the motor in various configurations, which allows the user to make physical assemblies with more practicality after using it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098
dc.date.accessioned2021-05-27T20:38:06Z
dc.date.available2021-05-27
dc.date.available2021-05-27T20:38:06Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectMotores elétricos - acionamentopt_BR
dc.subjectAcionamento de motores elétricos - ensinopt_BR
dc.subjectInstalações elétricaspt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectElectric motors - drivept_BR
dc.subjectDriving electric motors - teachingpt_BR
dc.subjectElectrical installationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Túlio Roberto Nascimento de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVirtual environment for teaching and learning to drive electric motors.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Túlio Roberto Nascimento de. Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. 2019. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÚLIO ROBERTO NASCIMENTO DE SOUSA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfTúlio Roberto Nascimento de Sousa - TCC Eng. Elétrica 2019.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.