Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Vanice Maria Lacerda de Melo.-
dc.contributor.referee2ARRAIS, Maria Nazareth Lopes.-
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre a leitura numa perspectiva discursiva. Analisa a construção de sentidos a partir da adoção do gênero fábula, considerando-o como um ponto de partida para a mediação da leitura em sala de aula e destacando que, pelos olhos da Análise de Discurso, é possível efetivar-se a construção de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor-leitor-autor-processo de produção, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos, efetiva-se no espaço da interdiscursividade.O estudo de textos em sala de aula não deve ser pautado numa única interpretação dada como correta. É necessário reconhecer que existem diferentes pontos de vista que fazem parte da natureza humana, como também, particularidades que caracterizam, especialmente, o sujeitoaluno.Esta pesquisa ampara-se nos fundamentos da Análise de Discurso, em que sujeito e sentidos se constituem no discurso. Busca-se, desse modo, oferecer subsídios teóricometodológicos com o intuito de promover a produção de sentidos pelos alunos, enfatizando a leitura de fábulas e promovendo múltiplas possibilidades de sentidos ligados as suas vivências individuais, num espaço onde o aluno precisa ser estimulado a manifestar seus sentimentos e suas posições discursivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleDiscursivização e didatização: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero fábulas no Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on reading from a discursive perspective. It analyzes the construction of meanings from the adoption of the fable genre, considering it as a starting point for the mediation of reading in the classroom and emphasizing that through the eyes of Discourse Analysis is possible to effect the construction of sense of texts, in an interlocutive game in which author-reader-author-process of production is introduced, to prove that reading, as a product of senses, is effected in the space of interdiscursivity. The study of texts in the classroom should not be based on a single interpretation given as correct. It is necessary to recognize that there are different points of view that are part of human nature, as well as particularities that characterize, especially, the subject-student. This research is based on the foundations of Discourse Analysis, in which the subject and the senses constitute the discourse. In this way, we seek to offer theoretical-methodological subsidies in order to promote the production of meanings by students, emphasizing the reading of fables and promoting multiple possibilities of senses linked to their individual experiences, in a space where the student needs to be stimulated to Express their feelings and their discursive positions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/190-
dc.date.accessioned2017-12-27T17:40:50Z-
dc.date.available2017-12-27-
dc.date.available2017-12-27T17:40:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSentido de textospt_BR
dc.subjectGênero fábulapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSpeech Analysispt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectSense of textspt_BR
dc.subjectFable Genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Rosimere Martins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursivization and didacization: didactic-pedagogical applicability of the fable genre in elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Rosemere Martins de. Discursivização e didatização: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero fábulas no Ensino Fundamental II. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE MARTINS DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2017.pdfRosimere Martins de Sousa - Dissertação PROFLETRAS. 2017.690.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.