Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, M. R.pt_BR
dc.creator.IDANDRADE, M. R dept_BR
dc.creator.IDMarilhia Rafaelly de Andrade Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4136700962393517pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDKiara Tatianny Santos da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatiana Santos da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Thiago Pereira da.-
dc.description.resumoOs professores da Educação Básica muitas vezes limitam sua prática pedagógica ao ensino tradicional, utiliza recursos didáticos como o quadro branco e o livro didático sem trazer para a sala de aula a dinamização ou estratégias que acompanhem o processo de ensino-aprendizagem voltado para uma aprendizagem significativa, dentro de uma perspectiva construtivista. A prática docente deve priorizar experiências investigativas que estimulem a permanência do aluno na educação. No entanto, a literatura mostra que recursos como Núcleos Interdisciplinares são pouco usuais, mas que o conceito de interdisciplinaridade é presente no discurso do professor e nos trabalhos científicos. Este trabalho buscou realizar um levantamento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinares e como ocorre sua implementação na educação básica nas plataformas da Scielo e BDTD, analisando os através da análise de conteúdo de Bardin. O presente trabalho buscou entrevistar por meio de um formulário eletrônico professores e estudantes que no ano de 2017participaram do Núcleo Conexão na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza na cidade de Jaçanã – RN. Através disso, percebeu-se que os alunos tiveram experiências significativasdentro do espaço do Núcleo Conexão e que o método Núcleo interdisciplinar pode ser uma ferramentaestratégica que possibilita o pleno desenvolvimento dos alunos como cidadão, baseados na aprendizagem significativa, além de melhorar a relação professor-aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2021-05-18-
dc.description.abstractBasic Education teachers often limit their pedagogical practice to traditional teaching, use didactic resources such as the whiteboard and the textbook without bringing to the classroom the dynamism or strategies that accompany the teaching-learning process aimed at meaningful learning. The teaching practice must prioritize investigative experiences that encourage the student to remain in education. However, the literature shows that resources such as Interdisciplinary Centers are unusual, but that the concept of interdisciplinarity is present in scientific surveys. This work sought to carry out a theoretical-methodological survey on interdisciplinary nuclei and how they are implemented in basic education on Scielo and BDTD platforms, analyzing them through Bardin's analysis. The present work sought to interview teachers and students who, in 2017, participated in the Connection Center at the State School Professor Terezinha Carolino de Souza in the city of Jaçanã - RN. Through this, it was realized that students had significant experiences within the Nucleus Connection space and that the term interdisciplinary Nucleus can be a strategic tool that enables the full development of students as citizens based on meaningful learning, in addition to improving the teacher-teacher relationship student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19113-
dc.date.accessioned2021-05-28T13:23:57Z-
dc.date.available2021-05-28-
dc.date.available2021-05-28T13:23:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação básica - ensinopt_BR
dc.subjectEducação básica - interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectNúcleos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectBasic education - teachingpt_BR
dc.subjectBasic education - interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary groupspt_BR
dc.subjectEducación básicapt_BR
dc.subjectEducación básica - docenciapt_BR
dc.subjectEducación básica - interdisciplinariedadpt_BR
dc.subjectGrupos interdisciplinariospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Marilhia Rafaelly de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe need to build interdisciplinary teaching centers in the basic education.pt_BR
dc.title.alternativeLa necesidad de construir centros docentes interdisciplinarios en el Educación básica.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Marilhia Rafaelly de. A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica. 2021. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.pt_BR
dc.description.resumenLos docentes de educación básica a menudo limitan su práctica pedagógica a la docencia. tradicional, utiliza recursos didácticos como la pizarra y el libro de texto sin llevarlo a la sala el dinamismo o estrategias que acompañan al proceso de enseñanza-aprendizaje para un aprendizaje significativo, dentro de una perspectiva constructivista. La práctica docente debe priorizar experiencias investigativas que incentiven al alumno a permanecer en la educación. En el Sin embargo, la literatura muestra que recursos como los Centros Interdisciplinarios son inusuales, pero que el concepto de interdisciplinariedad está presente en el discurso del docente y en el trabajo científico. Este trabajo buscó realizar un relevamiento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinarios y cómo se implementa en educación básica en plataformas Scielo y BDTD, analizándolas a través del análisis de contenido de Bardin. El presente trabajo buscó entrevistar mediante un profesores y alumnos de formulario electrónico que, en 2017, participaron en el Connection Center en la Escuela Pública Profesor Terezinha Carolino de Souza en la ciudad de Jaçanã - RN. A través de esto, Se notó que los estudiantes tuvieron experiencias significativas dentro del espacio del Núcleo Conexão y que el método Núcleo interdisciplinario puede ser una herramienta estratégica que permita la plena desarrollo de los estudiantes como ciudadanos, basado en un aprendizaje significativo, además de mejorar la relación profesor-alumno.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILHIA RAFAELLY DE ANDRADE - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfMarilhia Rafaelly de Andrade - TCC Licenciatura em Química CES 2021 1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.