Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19129
Title: Design de futuros desejáveis para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Design of desirable futures for the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: MAGALHÃES, Maria Clara Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos.
Keywords: Futurismo;Design thinking;Design de futuros;Engenharia Elétrica - UFCG;Design centrado no Ser Humano;Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS ONU;ODS - ONU;Pesquisa de futuros;Roda do futuro;Polarity Map;Futurism;Futures design;Electrical Engineering - UFCG;Human-centered design;Sustainable Development Goals - UN SDG;SDG - UN;Futures search;Wheel of the future
Issue Date: 6-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAGALHÃES, Maria Clara Sousa. Design de futuros desejáveis para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. 2020. 92f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19129
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da car ência de estudos sobre o futuro para profissionais que desejam inovar e criar solu ções que trarão um impacto econômico e social, este trabalho auxilia todo o corpo universitário a se preparar e criar um futuro desejável a partir do Design Centrado no Ser Humano. O produto final atende às expectativas de um mundo sustentável, a partir da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organiza ção das Na ções Unidas (ONU) aliadas a ferramentas de design de futuros, quanto à viv ência do futuro profissional, funcionário(a) e professor(a) do Curso de Engenharia Elé trica da Universidade Federal de Campina Grande. A análise foi baseada em um processo de design thinking, sendo esta a realiza o de entrevistas com os grupos de interesse e na avalia ção e tratamento de dados obtidos por meio deles. Al ém disso, foi feito um debate sobre alternativas de futuros que não são comumente visualizadas, com o objetivo de provocar a especula ção e sair do pensamento comum, e a realiza ção de um mini fórum co-criativo convidando-os a criar futuros a partir de desenhos e manchetes de jornais, para que se possa investigar os motivos e inten ções por trás dessas visões projetadas no papel. As perguntas das entrevistas foram baseadas em uma abordagem do Curso de Design de Futuros Escola de Design Thinking. Com as respostas, estudos estatísticos e etnográficos foram realizados para obten ção de informa ções de futuro. Com a análise foi possível realizar a cria ção de quatro personas que compõem o corpo universitário, a defini ção da inten ção de futuro e alternativas de futuro a partir da Roda do Futuro, Cone do Futuro, Polarity Map e por fim, cria ção de um Mínimo Futuro Viável. Com a análise, foi possível projetar perspectivas de futuro do Curso de Gradua ção em Engenharia El étrica da Universidade Federal de Campina Grande, criando visões de futuros do curso e propondo solu ções com o intuito de melhorar a experi ência de todos e a influê ncia tecnológica do curso no cenário político-econômico brasileiro.
Abstract: Based on the lack of futures thinking studies for professionals for professionals who wish to innovate and create solutions that will bring an economic and social impact, this work helps the entire university body to prepare and create a desirable future based on Human- Centered Design. The final product meets the expectations of a sustainable world, from the perspective of the United Nations (UN) Sustainable Development Goals combined with future design tools, regarding the experience of the future professional, employee and professor of the Electrical Engineering Course at the Federal University of Campina Grande. The analysis was based on a design thinking process, within the realization of interviews with the interest groups and the evaluation and treatment of data obtained through them. In addition, there was be a debate on alternatives for futures that are not commonly seen, with the aim of provoking speculation and breaking out of common thought, and the realization of a mini co-creative forum inviting them to create futures from drawings. and newspaper headlines, so that you can investigate the motives and intentions behind these visions projected on paper. The interview questions were based on an approach from the Futures Design Course School of Design Thinking. With the answers, statistical and ethnographic studies were carried out to obtain information about the future. With the analysis it was possible to create the four personas that make up the university body, the definition of the intention of the future and future alternatives based on the Wheel of the Future, Cone of the Future, Polarity Map and finally, creation of a Minimum Viable Future. With the analysis, it was possible to project future perspectives of the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande, creating visions of the course's future and proposing solutions in order to improve everyone's experience and the technological influence of the course in the scenario Brazilian political-economic system.
Keywords: Futurismo
Design thinking
Design de futuros
Engenharia Elétrica - UFCG
Design centrado no Ser Humano
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS ONU
ODS - ONU
Pesquisa de futuros
Roda do futuro
Polarity Map
Futurism
Futures design
Electrical Engineering - UFCG
Human-centered design
Sustainable Development Goals - UN SDG
SDG - UN
Futures search
Wheel of the future
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19129
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLARA SOUSA MAGALHÃES - TCC ENG. ELÉTRICA 2020.pdfMaria Clara Sousa Magalhães - TCC Eng. Elétrica 2020.4.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.