Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, T. A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718102926562578pt_BR
dc.contributor.advisor1JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1IDJOCA, Alexandre Martins.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522820813285364pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.referee2FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.description.resumo  Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a música pode auxiliar o ensino  da  Língua  Portuguesa,  de  forma  que  responda  ao  contexto  social  e  cultural  dos/as alunos/as e contribua no ensino da Língua Portuguesa por meio da interdisciplinaridade com a Arte. Desse modo, esse estudo utilizará métodos etnográficos, já que se refere a um  grupo específico  da  sociedade,  além  de  partir  de  uma  análise  qualitativa  e  interpretativa.  aprofundamento teórico teve como base Candau (2008, 2012), Barbosa (2008, 2011), Bortoni­ Ricardo (2001, 2008), Bakhtin (2003), Rojo (2012), Koch (2015), além de estudos sobre a  Teoria  da  Aprendizagem  significativa  de  Ausubel  (2000)  e  dos  seguintes  documentos  norteadores: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017).  Após  a  análise  dos  dados  foi  organizado  um  repertório  de  músicas  que  refletem  o contexto  social  e  cultural  dos/as  alunos/as,  que  servirá  como  recurso  para  a  elaboração  de atividades de Língua Portuguesa, de modo que contribua para um aprendizado significativo, partindo do que eles já conhecem. Portanto, esta pesquisa foi importante para identificar os gostos musicais dos alunos e dos professores e perceber as diferenças existentes, no contexto escolar  e  da  sala  de  aula.  Assim,  foi  possível  vislumbrar  possibilidades  de  abordagens pedagógicas que possam ir ao encontro das expectativas docentes e discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA música como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem reflexiva a partir do contexto cultural e educacional do município de Iguatu-CE.pt_BR
dc.date.issued2019-12-16
dc.description.abstractThis research aims to present a study on how music can help the teaching of the Portuguese language, in a way that responds to the social and cultural context of the students and contributes to the teaching of the Portuguese language through interdisciplinarity with Art. Thus, this study will use ethnographic methods, since it refers to a specific group of society, in addition to a qualitative and interpretative analysis. The theoretical deepening was based on Candau (2008, 2012), Barbosa (2008, 2011), Bortoni­Ricardo (2001, 2008), Bakhtin (2003), Rojo (2012), Koch (2015), in addition to studies on the Theory of Ausubel's significant learning (2000) and the following guiding documents: National Curriculum Parameters (1998) and the Common National Curriculum Base (2017). After analyzing the data, a repertoire of songs was organized that reflect the social and cultural context of the students, which will serve as a resource for the development of Portuguese language activities, so that it contributes to a meaningful learning, starting from what they already know. Therefore, this research was important to identify the musical tastes of students and teachers and to understand the existing differences, in the school and classroom context. Thus, it was possible to envision possibilities for pedagogical approaches that can meet the expectations of teachers and students.  pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19178
dc.date.accessioned2021-06-02T17:11:31Z
dc.date.available2021-06-02
dc.date.available2021-06-02T17:11:31Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectContextos culturaispt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectCultural contextspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Tânia Amâncio Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as a pedagogical resource for teaching Portuguese Language: a reflective approach from the cultural and educational context of the municipality of Iguatu-CE.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Tânia Amâncio Ferreira. A música como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem reflexiva a partir do contexto cultural e educacional do município de Iguatu-CE. 2019. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÂNIA AMÂNCIO FERREIRA FERNANDES. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2019.pdfTânia Amâncio Ferreira Fernandes. Dissertação PROFLETRAS. 2019.2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.