Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19180
Title: Trajetória de formação de uma estudante negra universidade.
Other Titles: Trajectory of formation of a black university student.
Trayectoria de formación de un universitario negro.
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, Fernanda dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Trajetória de formação;Estudante negra;Racismo;Formação discente - estudante negra;Racismo estrutura;Identidade negra;Training trajectory;Black student;Racism;Student education - black student;Structure racism;Black identity;Trayectoria de entrenamiento;Estudiante negro;Educación del estudiante - estudiante negro;Estructurar el racismo;Identidad negra
Issue Date: 20-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEXEIRA, Fernanda dos Santos. Trajetória de formação de uma estudante negra na universidade. 2021. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou abordar o tema trajetória de formação de uma estudante negra na universidade a partir da narrativa como perspectiva teórico-metodológica, realiza-se, então, uma pesquisa utilizando o método autobiográfico, afim de investigar os desafios da discriminação racial na trajetória de formação de uma estudante negra a partir da minha própria narrativa. Para tanto, e necessário discutir educação e desigualdade a partir das experiências e memórias sobre o processo de escolha do curso, a motivação e o ingresso na universidade, identificar as sutilezas do racismo e suas influências na trajetória de formação acadêmica e compreender o ingresso e permanência na universidade e sua importância na afirmação da identidade negra, considerando minha condição cotista. Diante disso, verifica-se que aluna não se sentiu incentiva pela maioria das pessoas que faziam parte do seu contexto social e familiar para ingressar na universidade devido sua condição socioeconômica, experiências de racismo em sua trajetória prejudicou sua saúde mental e consequentemente seu rendimento estudantil e seu maior incentivo para permanência na universidade era de reafirmar seu potencial como mulher negra e através de maiores possibilidades poder contribuir como agente de transformação no âmbito educacional. Constatando que o racismo enfrentado por estudante negra reflete significamente na sua identidade como profissional docente.
Abstract: The present work sought to approach the theme of the formation trajectory of a black student at the university from the narrative as a theoreticaI-methodological perspective. Then, a research is carried out using the autobiographical method, in order to investigate the challenges of racial discrimination in the trajectory of formation of a black student from my own narrative. Therefore, it is necessary to discuss education and inequality based on experiences and memories about the process of choosing the course, motivation and admission to the university, identifying the subtleties of racism and its influences on the trajectory of academic training and understanding admission and permanence at university and its importance in the affirmation of black identity, considering my quota status. In view of this, it appears that a student did not feel encouraged by the majority of people who were part of her social and family context to enter the university due to her socioeconomic condition, experiences of racism in her trajectory impaired her mental health and consequently her student performance and her greatest incentive to stay at the university was to reaffirm her potential as a black woman and through greater possibilities to contribute as an agent of transformation in the educational field. Noting that the racism faced by black students reflects significantly on their professional teaching identity.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo buscó abordar la trayectoria temática de la formación de un estudiante negro en la universidad desde la narrativa como perspectiva teórico-metodológica, se produce, luego, una encuesta utilizando el método autobiográfico, con el fin de investigar los desafíos de discriminación racial en la trayectoria formativa de un estudiante negro de la mi propia narrativa. Por tanto, es necesario discutir la educación y la desigualdad desde de las experiencias y recuerdos sobre el proceso de elección del curso, la motivación y la admisión universitaria, identificar las sutilezas del racismo y sus influencias en trayectoria de formación académica y comprensión del ingreso y permanencia en el universidad y su importancia en la afirmación de la identidad negra, considerando mi condición de accionista. Por tanto, parece que el alumno no se sintió animado por la mayoría de personas que formaban parte de su contexto social y familiar para ingresar al universidad por su condición socioeconómica, experiencias de racismo en su trayectoria dañó su salud mental y, en consecuencia, su desempeño estudiantil y su mayor incentivo para permanecer en la universidad fue reafirmar su potencial. como mujer negra y a través de mayores posibilidades de poder contribuir como agente de transformación en el ámbito educativo. Al darse cuenta de que el racismo al que se enfrenta La estudiante negra reflexiona significativamente sobre su identidad como profesional de la enseñanza.
Keywords: Trajetória de formação
Estudante negra
Racismo
Formação discente - estudante negra
Racismo estrutura
Identidade negra
Training trajectory
Black student
Racism
Student education - black student
Structure racism
Black identity
Trayectoria de entrenamiento
Estudiante negro
Educación del estudiante - estudiante negro
Estructurar el racismo
Identidad negra
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19180
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DOS SANTOS TEIXEIRA - TCC LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2021.pdfFernanda dos Santos Teixeira - TCC Licenciatura Ciências Biológicas CES 202116.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.