Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034099005623362pt_BR
dc.contributor.advisor1VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.advisor1IDVILLOTA, J. M. J. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127724493136540pt_BR
dc.contributor.referee1GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo.-
dc.contributor.referee2AGUIAR, Maurício Maia.-
dc.description.resumoProcuramos compreender sociologicamente, ao longo desta dissertação, de que maneira o cordelista Bráulio Bessa consegue estabelecer atualizações em seu projeto profissional da apresentação de si, baseado em possíveis leituras e conhecimentos que se formam em seu entorno. A questão que permeia toda essa discussão é como Bráulio transita entre a figura de um poeta popular, com um repertório que representa no imaginário social o autêntico sertanejo e, a partir dessa experiência, como ele consegue manobrar estratégias para construir e reconstruir sua performance em um quadro geral do mundo moderno. Para isso, buscamos evidenciar os impactos e a dimensão das suas exposições - possíveis de serem observadas na obra do próprio Bráulio, em resenhas, na crítica, redes sociais e na recepção do público – na imaginação moral, que emerge da relação poeta x público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleO sertanejo estilizado: projeto, autenticidade e performance de Bráulio Bessa.pt_BR
dc.date.issued2021-02-23-
dc.description.abstractWe seek to understand sociologically, throughout this dissertation, how the cordelista Bráulio Bessa manages to establish updates in his professional project of the presentation of himself, based on possible readings and knowledge that are formed in his surroundings. The question that permeates all this discussion is how Bráulio transits between the figure of a popular poet, with a repertoire that represents the authentic countryman in the social imaginary and, based on this experience, how he manages strategies to build and reconstruct his performance in a general picture of the modern world. For this, we seek to highlight the impacts and the dimension of his exhibitions - possible to be observed in Bráulio's own work, in reviews, in criticism, social networks and in the reception of the public - in the moral imagination that emerges from the relationship between poet and public.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19207-
dc.date.accessioned2021-06-03T17:53:26Z-
dc.date.available2021-06-03-
dc.date.available2021-06-03T17:53:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBráulio Bessapt_BR
dc.subjectAutenticidadept_BR
dc.subjectPoesia Popularpt_BR
dc.subjectSertão Nordestinopt_BR
dc.subjectAuthenticitypt_BR
dc.subjectPopular Poetrypt_BR
dc.subjectNortheastern Sertãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Dayane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe stylized sertanejo: design, authenticity and performance by Bráulio Bessa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationFAPESQpt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, D. da S. O sertanejo estilizado: projeto, autenticidade e performance de Bráulio Bessa. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19207pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE DA SILVA ANDRADE – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2021.pdfDayane da Silva Andrade - Dissertação PPGCS CH 20211.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.